‘Luz na passarela que lá vem ela’ Intérprete de Libras estreia na Sapucaí

A escola de samba Inocentes de Belford Roxo promete inovar no desfile da Sapucaí neste Carnaval. É que a agremiação vai trazer uma profissional para interpretar o samba- enredo na linguagem de sinais: A professora Tereza Cristina, de 35 anos, vai ser a responsável pela novidade e virá a frente dos ritmistas do mestre Washington Paz.

“Não poderia ficar de fora de um trabalho pioneiro, além de ser um tema que me fascina e uma razão ainda maior do que a própria festa, que é a inclusão social.”, destaca a intérprete.

Tereza vai ter a missão de comandar oito mulheres que darão vozes a emoção de um desfile de uma escola de samba para o público com deficiência auditiva. Um feito inédito na história do Carnaval.

“Fazer parte deste espetáculo é maravilhoso e vai ser um desafio levar a mesma emoção ao público surdo. Essa é a igualdade que deveria ter em todos os lugares. Os deficientes auditivos sendo representados na maior festa popular do mundo.”, ressalta Tereza.

No mercado de intérprete de Libras há dez anos, a professora teve o primeiro contato com a ‘linguagem dos sinais’ em outro momento.

” Foi ainda na época da faculdade de Direito. Ali eu dei meus primeiros passos nos trabalhos de tradução, juntamente com o de professora. E nos últimos anos tenho percebido que a procura pelo curso de Libras tem ganho mais adeptos.”, esclarece a intérprete, que se divide nas funções de advogada e professora de Libras atualmente.

Reta final

Faltando um mês para o desfile, a professora e a equipe tem ensaiado semanalmente para ajustar todos os detalhes para o dia do desfile.

O encontro da intérprete com a bateria será na próxima semana, dia 31, no setor 11 da Marquês de Sapucaí.

A Inocentes de Belford Roxo vai ser segunda escola a pisar na Sapucaí no sábado, dia 22 de Fevereiro, nos desfiles do Carnaval Carioca com o enredo “Marta do Brasil, Chorar no começo para sorrir no fim’, do carnavalesco Jorge Caribé.

Sandra Piscitelli

Nascida em 13 de novembro no bairro da Tijuca, cidade do Rio de Janeiro. A carioca estudou no Colégio Metropolitano na zona norte do Rio, formada em licenciatura em matemática pela UFRJ, Tecnólogo em informática e atualmente é mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora, se dedica à vida acadêmica. Estudando marketing de rede e publicidade pela UFF (Universidade Federal Fluminense). Diretora executiva da empresa Piscitelli Entretenimentos e diretora do site de publicidade piscitellientretenimentos.com. Amante da poesia!

Você vai curtir

Deixe uma resposta