Instituto Italiano de Cultura realiza série de encontros gastronômicos virtuais

Segunda-feira, 25 de maio, às 12 horas, a 3ª edição da Série gastronômica “Tutti in ucina” ensinará ao público o delicioso “Risotto Al Radicchio”. Conheça os ingredientes e prepare-se!

São quatro lives no facebook (@iicrio ou https://www.facebook.com/iicrio/ ) todas as segundas-feiras (dias 11, 18 e 25 de maio e 01 de junho), às 12 horas, nas quais Alessandra Sposetti irá apresentar receitas rápidas e deliciosas da tradição culinária regional italiana para o público cozinhar em tempo real.  

O Instituto Italiano de Cultura realiza na segunda-feira, dia 25 de maio, a 3ª edição da série “Tutti in Cucina” com a receita do delicioso “ Risotto Al Radicchio”. O projeto faz parte das lives de encontros gastronômicos em que a consultora de culinária italiana Alessandra Sposetti ensina receitas rápidas da tradição culinária regional italiana.

Serão quatro lives no facebook (@iicrio ou https://www.facebook.com/iicrio/) todas às segundas-feiras desde o dia 11 de maio, onde a consultora Alessandra Sposetti ensinou o público o “Spaghetti verdi”. No dia 18 de maio, próxima segunda-feira, será a receita do “Fagioli alla Ada”. No dia 25 de maio, o “Risotto al radicchio” e no 01 de junho, a “La Ciambotta”. Os encontros acontecem sempre às 12 horas, com uma hora de duração aproximadamente, nas quais Alessandra Sposetti irá apresentar as receitas ao mesmo tempo em que o público poderá cozinhar junto com ela, em tempo real.

Na semana anterior às lives um vídeo lembrete será postado nas redes do Insituto Italiano de Cultura Rio de Janeiro com a lista de ingredientes e de utensílios necessários para a receita.

A cada semana uma receita diferente com os divinos sabores da Itália.  A terceira edição da série será o delicioso “Risotto Al Radicchio ”, perfeito para um almoço prático e caprichado. Os ingredientes necessários para esta receita são:

Ingredientes:

Ingredientes para o caldo

-1 cebola comum

-6 cravos da Índia

-1 cenoura

-2 ou 3 talos de aipo

-sal

-alguns grãos de pimenta do reino

-3 litros de água

Ingredientes para o arroz

-4 colheres de azeite

-2 copos de arroz do tipo arbório ou carnaroli

-1 cebola roxa

-1 copo de vinho tinto seco

-1 pé de radicchio

-100 g de queijo gorgonzola

-1 punhado de nozes

-30 g de queijo parmesão

-pimenta do reino para moer

Utensílios:

Uma caçarola

Pré-preparo

Lavar o radicchio sem descartar nada

Preparar o caldo na seguinte forma:

Descascar a cebola

Espetar a cebola com os cravos

Colocar todos os ingredientesna na água, exceto o sal

Deixar borbulhar por uma meia hora

Salgar e testar

ADRESS CODE: ROXO

Você está participando de um almoço coletivo virtual. Por isso, se você quiser, participe vestindo roupa de cor roxa ou use um detalhe dessa cor. Sinta-se à vontade em tirar uma foto e mandar pra gente!

Alessandra Sposetti

Consultoria em Culinária italiana, Alessandra é natural de Macerata, na região Marche, centro da Itália. Formada em História da Crítica da Arte, trabalha com culinária desde 2010, no ensino, na consultoria e no turismo. Acredita na tradição gastronômica como cultura em continua transformação e investiga a relação do alimento com o corpo e a percepção multisensorial.

Link para download da 3ª série: https://we.tl/t-R5QY4rkD6I

https://drive.google.com/drive/folders/1fR4Q7icKkUXg4mfdh9GPZYVfB4rrLdM-

Istituto Italiano di Cultura di Rio de Janeiro

Sede Centro: [email protected] whatsapp: (21) 3534-4344

Sandra Piscitelli

Nascida em 13 de novembro no bairro da Tijuca, cidade do Rio de Janeiro. A carioca estudou no Colégio Metropolitano na zona norte do Rio, formada em licenciatura em matemática pela UFRJ, Tecnólogo em informática e atualmente é mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora, se dedica à vida acadêmica. Estudando marketing de rede e publicidade pela UFF (Universidade Federal Fluminense). Diretora executiva da empresa Piscitelli Entretenimentos e diretora do site de publicidade piscitellientretenimentos.com. Amante da poesia!

Você vai curtir