O Vivo Rio Academy agora é MUSIC RIO ACADEMY

Lançamento da nova grade de cursos com uma super live transmitida direto do palco do Vivo Rio, nesta quinta-feira, com participação de Rodrigo Suricato

 Com 15 turmas esgotadas e mais de 300 alunos formados em menos de um ano de existência, a escola de showbusiness e mercado da música do Vivo Rio agora é Music Rio Academy. A música, principal pilar do DNA da escola, é trazida para o nome da marca, associada à cidade que é o principal pólo de produção musical do país.

A Music Rio Academy é uma plataforma educacional inovadora que oferece cursos imersivos, específicos e em profundidade para profissionais que já atuam ou desejam atuar no mercado da música. Levamos os alunos além dos limites da teoria, com palestras dinâmicas e aulas práticas, ministradas por grandes profissionais da área. Criada a partir da expertise no mercado da música dos gestores do Vivo Rio – a casa de shows mais querida do Rio, a escola oferece – nos cursos presenciais, temporariamente suspensos por conta da pandemia – a oportunidade dos alunos acompanharem a produção dos grandes espetáculos em cartaz na casa. Uma escola completa de produção de eventos e mercado da música que forma profissionais capacitados para atuar no mercado de entretenimento produzindo shows, eventos e festivais e gerenciando de carreiras artísticas.

O lançamento da nova marca e do novo portifolio de cursos do Music Rio Academy acontecerá no dia 23/07 às 19h, em uma SUPER LIVE no nosso canal do Youtube (live.musicrioacademy.com), transmitida direto do Vivo Rio, com uma estrutura de som, luz e transmissão de ponta, tendo como anfitriões Anita Carvalho e Rodrigo Suricato, que apresentará seus principais sucessos. Rodrigo Suricato, além da bem sucedida carreira solo, também é o atual vocalista do Barão Vermelho e um dos guitarristas mais respeitados do país. Vamos mostrar todos os bastidores da produção de uma live, com entrevistas com profissionais e até um camarim virtual depois do show, levando toda experiência de um show real pra o público em casa. Além disso, teremos também a participação dos coordenadores de cada curso e de representantes do mercado da música para saudar a nova iniciativa que aprofunda o compromisso da escola em contribuir para a profissionalização do mercado da música.

Dobrando o seu portifolio, o Music Rio Academy passará a oferecer, a partir da última semana de julho, sete opções de cursos ministrados no formato online ao vivo, com turmas limitadas em 20 alunos. Segundo Anita Carvalho, mestre em Economia Criativa, sócia da Música & Mídia Produções e coordenadora do Music Rio Academy, a ideia é oferecer cursos complementares entre si, que capacitem tanto novos entrantes quanto profissionais já estabelecidos a atuarem de forma integrada no mercado da música. Profissionais que hoje estão no mercado tiveram que aprender na prática – errando e acertando, por conta da falta de cursos de formação específicos para a área da música. O objetivo do Music Rio Academy é encurtar esse caminho, trazendo a experiência de grandes profissionais para capacitar, sempre através de ferramentas e cases, os alunos a atuarem de forma profissional e antenada com as melhores práticas e tendências de mercado, afirma Anita.

 •  GESTÃO DE EVENTOS E FESTIVAIS – 27 a 31/07

Apresentado pela Agência Olga, produtora responsável pela realização dos Festivais Rio Rock Tour e Polifonia, o curso permite aos alunos entender sobre o processo de criação e execução de um grande evento, participando de aulas práticas ministradas por grandes profissionais do mercado. Serão abordados a concepção e curadoria artística, captação de parceiros e patrocínio, comunicação e marketing, planejamento e estratégia, gestão administrativa e financeira e produção executiva. Ao fim do curso, os alunos realização um festival online a partir dos conhecimentos adquiridos.

 •  LANÇANDO SUA MÚSICA: DA GRAVAÇÃO AO STREAMING (inédito) -10 a 14/08

Realizado em parceria com a Música em Rede (Rico Manzano e Rodolfo Lacerda), seu principal objetivo é aprofundar o conhecimento dos participantes acerca da linha cronológica do processo de lançamento de uma música, desde os primórdios da gravação até a chegada às plataformas de streamings. Serão abordados conceitos técnicos e burocráticos de cada etapa, posicionamento no mercado musical e estratégias para maior alcance de sua música.

•  MARKETING DIGITAL PARA ARTISTAS (inédito) – 24 a 28/08

Sob a coordenação de Marina Mattoso, o curso é apresentado pela Agência Jangada, responsável pelas redes sociais de artistas como Gilberto Gil e Claudia Leitte. O objetivo principal é capacitar os alunos a gerirem a operação de redes sociais de artistas – independente do porte, com aulas teóricas e práticas onde são apresentadas ferramentas e estratégias para cada rede social, além das plataformas digitais.

•  ESTRATÉGIAS DE CARREIRA: O RAIO-X DO SEU PROJETO MUSICAL – 31/08 a 04/09

O curso se propõe a ajudar artistas e demais profissionais a entenderem melhor os valores musicais da época, de seu nicho, as estratégias de seus pares e as suas próprias estratégias. O objetivo é otimizar o alcance do trabalho por meio de um estudo profundo de suas próprias escolhas estéticas e de seu público. É uma etapa anterior ao marketing digital e que revoluciona a geração de conteúdo nas redes sociais, pois elas passam a ser orgânicas e coerentes com um projeto artístico consistente e auto-consciente. Apresentado por Dani Ribas, doutora em sociologia da música e pesquisadora da DATA-Sim São Paulo.

 •  IMERSÃO EM MUSIC BUSINESS – 07 a 11/09

Apresentado por Anita Carvalho, profissional com 25 anos de experiência no mercado da música, sendo 13 como sócia da Música & Mídia Produções, empresa especializada em empresarialmente artístico (Diogo Nogueira), o curso chega a sua sexta edição, com mais de 100 alunos formados. Com ênfase em gerenciamento de carreiras, o curso aborda conteúdos fundamentais para profissionais que já atuam ou desejam atuar como empresários artísticos.

•  ARTE NA PRÁTICA COM RODRIGO SURICATO (inédito) – 14 a 18/09

Cada vez mais, a música se apresenta como uma opção profissional de carreira. Mas, frequentemente, músicos ou artistas iniciantes encontram dificuldades pra receber orientações sobre seus primeiros passos no mercado. Esse curso, apresentado por Rodrigo Suricato, um dos artistas e guitarristas mais prestigiados do Brasil, tem como objetivo apresentar os conhecimentos básicos – e preciosos – necessários para quem deseja ingressar nessa carreira.

 •  DIREITOS AUTORAIS NA PRÁTICA (inédito) – 21 a 25/09

Direitos autorais: um assunto que assusta muita gente, explicado de forma simples e completamente focada nas necessidades reais de artistas e profissionais do mercado. O que você realmente precisa saber sobre direitos autorais para assinar um contrato, fazer a gestão dos royalties e outras necessidades práticas é o que você vai aprender nesse curso, coordenado por Elisa Eisenlohr, gerente de comunicação da UBC (União Brasileira de Compositores, principal sociedade de autores do país), com mais de 15 anos atuando em diferentes posições e empresas na indústria da música com foco na gestão de direitos autorais e tecnologia.

Mas não para por aí. Assim que voltarem as atividades presenciais, aguardem o Backstage Experience, totalmente reformulado, para uma experiência completamente imersiva nos bastidores de um grande espetáculo.

 

Sandra Piscitelli

Nascida em 13 de novembro no bairro da Tijuca, cidade do Rio de Janeiro. A carioca estudou no Colégio Metropolitano na zona norte do Rio, formada em licenciatura em matemática pela UFRJ, Tecnólogo em informática e atualmente é mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora, se dedica à vida acadêmica. Estudando marketing de rede e publicidade pela UFF (Universidade Federal Fluminense). Diretora executiva da empresa Piscitelli Entretenimentos e diretora do site de publicidade piscitellientretenimentos.com. Amante da poesia!

Você vai curtir