Jornalista João Luiz Azevedo homenageia o cantor compositor MOACYR LUZ em seu programa semanal PROGRAMÃO DO JOÃO

Na Próxima Sexta Feira, dia 28 de agosto 2020, o cantor e compositor MOACYR LUZ será o Convidado Especial do PROGRAMÃO DO JOÃO, pela Rádio Pop Rio Fm 98,7, a partir das 15h.

MOACYR LUZ, criador do “Samba do Trabalhador”, que há 15 anos, lota as segundas feiras, do Clube Renascença, no Andaraí e o “Samba Luzia” que ocupou as sextas feiras no Clube Naval Santa Luzia, próximo ao aeroporto Santos Dumont, de dezembro/2006 até janeiro/2011.

MOACYR LUZ compôs centenas de canções com vários parceiros.

Com Aldir Blanc, com quem compôs mais de 100 canções, fez “Anjo da Velha Guarda” em homenagem ao Zeca Pagodinho, “Cabô, meu Pai” com Luiz Carlos da Vila , “A Cereja e o Vermouth”, com Aldir e Paulo César Pinheiro compôs “Saudades da Guanabara” que foi gravada pela Beth Carvalho, Emilio Santiago e até Leny Andrade; com Sereno fez o clássico “Vida da Minha Vida”, gravada por Zeca Pagodinho, Zélia Duncan e Nego Álvaro; com o pessoal do Samba do Trabalhador compôs e gravou “Estranhou o Quê?”, que diz em seu refrão, “tá olhando o que? Preto pode ter o mesmo que você”, com Moyseis Marques compôs “Meu Canto é pra Valer”, com Gustavo Clarão compôs “A Reza do Samba”, com Nei Lopes compôs “Na Vaselina”, com Ivan Lins compôs “Clareou” e Instante Eterno”, com Toninho Geraes compôs “Estação Madureira”…

MOA teve várias de suas canções em novelas globais, como em “Tieta do Agreste” ( “Coração do Agreste” c/Aldir Blanc, interpretada por Fafá de Belém, pela qual recebeu o Prêmio Sharp / 1989 ); “Mico Preto” ( “Dona Invocada”  e “Mico Preto” c/ Aldir Blanc,  interpretada por Gilberto Gil, tema de abertura da novela, 1990 ); “Pedra Sobre Pedra” ( “Dona de Mim”, c/ Aldir Blanc, interpretada pelo grupo 14 Bis ); “Felicidade” ( “Amigo do Rei” c/ Aldir Blanc,  interpretada por Pery Ribeiro ); “Corpo e Alma” ( “Por Escrito” c/ Aldir Blanc, interpretada por Pery Ribeiro ); “O Fim do Mundo” ( “Matando a Pau” c/ Aldir Blanc, interpretada por Simone Moreno); “Porto dos Milagres” ( “Instante Eterno” c/ Aldir Blanc e Ivan Lins, interpretada por Ivan Lins).

Para o teatro, realizou, em parceria com Aldir Blanc, a adaptação da trilha sonora de “Um Céu de Asfalto”, de Kurt Weill e Bertolt Brecht, em montagem carioca com Sérgio Brito e Marlene.

Em 2000, participou do Festival da Música Brasileira (Rede Globo), com sua canção “Eu Só Quero Beber Água”, classificada em quarto lugar no evento.

Em homenagem ao Rio de Janeiro, musicou poemas de Carlos Drummond de Andrade (“VII-Rio de Janeiro”), Geraldo Carneiro (“Carnavais”), Murilo Mendes (“Noite Carioca”), Mário de Andrade (“As Cantadas”), Manuel Bandeira (‘Elegia Inútil”), Ferreira Gullar (“Poema Obsceno”), Elisa Lucinda (“Coisa mais Linda, mas Cheira de Graça”) Vinicius de Moraes (“Praia do Pinto”), Aldir Blanc (“Cantiga das Ilhas”) e Armando Freitas Filho (“3X4”), registrados, em 2005, no CD “A Sedução Carioca do Poeta Brasileiro”. O disco contou com arranjos e suporte instrumental do sexteto Água de Moringa (Rui Alvim, Jayme Vignoli, Marcílio Lopes, Luiz Flávio alcofra, Josimar Carneiro e André Boxexa), capa de Lan e textos de Jaguar.

Em 2016 foi lançado, pela Editora Sonora, o livro biográfico “Segunda-feira – A História do Samba do Trabalhador”, escrito pelo jornalista Daniel Brunet, com relatos dos bastidores da roda que formou em 2005, e cem verbetes dos artistas que contribuíram para sua formação.

Nesse mesmo ano conquistou o prêmio de “Melhor Grupo de Samba” na 27ª edição do “Prêmio da Música Brasileira”, com o disco “10 Anos & Outros Sambas”, que lançou com o Samba do Trabalhador.

Em 2017 lançou, pelo selo Universal Music, o CD/DVD “Moacyr Luz & Samba do Trabalhador – Ao vivo no Bar Pirajá”, produzido por Rildo Hora com as participações de Zeca Pagodinho, Leila Pinheiro, Teresa Cristina e do guitarrista Ricardo Silveira.

Em 2018 comemorou 60 anos de idade lançando, pelo selo Biscoito Fino, o CD “Natureza e Fé”, com músicas inéditas e autorais.

Nesse mesmo ano de 2018, recebeu os prêmios de “Melhor Álbum de Samba” e “Melhor Grupo de Samba” com o CD “Moacyr Luz & Samba do Trabalhador – Ao vivo no Bar Pirajá”, na 29ª edição do “Prêmio da Música Brasileira”.

Em 2019 participou do carnaval carioca como compositor dos sambas enredo “Quem Nunca…? Que Atire a Primeira Pedra!” da Grande Rio (G.R.E.S. Acadêmicos do Grande Rio) e “O Salvador da Pátria” da Tuiuti” (G.R.E.S. Paraíso do Tuiuti). Este, foi pontuado com a nota 10 por todos os jurados. Foi um dos compositores do samba enredo “O Santo e o Rei – Encantarias de Sebastião”, da escola de samba Paraíso do Tuiuti, em homenagem à São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro, no ano de 2020.

Em 2020 lançou com o Samba do Trabalhador o CD “Fazendo samba”, em comemoração aos 15 anos da roda sediada no Clube Renascença, no bairro do Andaraí (RJ). O disco incluiu muitas inéditas autorais, além das participações de Leci Brandão em “Sorriso Negro” (Jorge Portela, Adilson de Barro e Jair de Carvalho), Roberta Sá em “A Cara do Brasil” (Moacyr Luz e Toninho Gerais) e João Bosco em “O Ronco da Cuíca” (João Bosco e Aldir Blanc).

Nesse BATE PAPO gravado essa semana, via Whatzapp, MOACYR LUZ conta como surgiu o Samba do Trabalhador, fala de sua relação de amizade e parceria com o compositor Aldir Blanc, fala de sua produção musical nesses tempos de pandemia e confinamento e muito mais …

O PROGRAMÃO DO JOÃO, transmitido pela Rádio Pop Rio Fm 98,7 todas as  sextas feiras, das 15h as 17h, AO VIVO, estreou no dia 07/08, com uma entrevista super bem humorada com o rei das marchinhas, João Roberto Kelly; em seu 2º programa, do dia 14/08, homenageou a cantora Eliana Pittman e em seu 3º programa, no dia 21/08, homenageamos o cantor e compositor Carlos Colla é apresentado pelo jornalista João Luiz Azevedo e a atriz e ex-BBB Cida Moraes e conta com 15 especialistas que levam aos  ouvintes, o melhor da Música, Humor, Teatro, Shows, Filmes, Livros, Turismo, Bate Papo,  Informação, Futebol, Circo, Tecnologia & Segurança na Internet, Cultura Imaterial, informação sobre a nossa Comunidade e muito mais…

A partir desse 4º PROGRAMÃO DO JOÃO, apresentaremos sempre uma música inédita, de um “novo” compositor e/ou cantor…Por isso, na próxima sexta-feira (dia 28/08), apresentaremos, pela primeira vez, a canção “Vejo” da cantora e compositora Lorena Rodrigues.  

No PROGRAMÃO DO JOÃO dessa semana homenagearemos a cantora CLAUDINHA TELLES, que faria 63 anos no dia 26/08.

PROGRAMÃO DO JOÃO conta, semanalmente, com uma equipe de Colunistas de primeira grandeza.  Colunistas do porte do jornalista e radialista HILTON ABI-RIHAN, que apresenta o “Papo do Abi” contando causos ocorridos em mais de 50 anos de carreira, nas principais emissoras de rádio do país. Atualmente ele apresenta o Programa “Samba & História” pela Rede Boa Vontade.

O carnavalesco, cenógrafo e comentarista de carnaval na Rede Globo de Televisão MILTON CUNHA, apresentando o “Papo Cabeça” retirados de suas redes sociais, onde tem mais de 50 milhões de acessos ao longo de quase 3 anos. Os textos narram a sabedoria do senso comum, presente nos pensamentos rápidos e sem autoria da internet. O amor, os inimigos, a felicidade, dicas de bem viver, superação, (e por que não?), um pouco de sarcasmo, levam os ouvintes a refletir sobre valores humanos e a vida em sociedade. Uma visão muito bem humorada do nosso cotidiano, onde o riso e a emoção tomarão conta dos ouvintes.

O jornalista MAURO FRANCO, apresenta a Coluna “Voz da Comunidade” aproveitando sua experiência adquirida em décadas a frente dos jornais (de bairros) Posto Seis, de Copacabana, e VIA, que engloba outros bairros também da Zona Sul do Rio. Como autor, escreveu os livros “Tempo Incerto”, “Tempo Incerto 2”, “Conversa de Botequim – Crônicas do Barão do Posto 6” e “Marimbas do Posto Seis”. MAURO FRANCO é membro da Académie de Lettres e Artes Luso-Suísse e da Academia Brasileira de Belas Artes.

O crítico teatral GILBERTO BARTHOLO apresenta a Coluna “O Teatro me Representa”, título de seu blogue. Considerado, por muitos da classe teatral, como um dos melhores críticos da atualidade, BARTHOLO reúne, em seu blogue, [email protected] , 632 críticas teatrais, de espetáculos que foram apresentados, no eixo Rio de Janeiro / São Paulo, desde o dia 25 de agosto/2013, quando ele iniciou as publicações.  Atualmente, participa do júri do PRÊMIO BRASIL MUSICAL e já participou do júri de 02 outros prêmios de teatro cariocas.

O cantor, compositor e tecladista LUCIANO BAHIA,  responsável pela Coluna musical “Aeronovas” que Iniciou sua carreira musical no rock Brasil, no início da década de 1980 e fez muito sucesso com a canção “Carol” e como ele mesmo gosta de se apresentar; “é um cara que faz música”… e muito bem;

A turismóloga, jornalista e guia de turismo SONIA MONTE apresenta semanalmente, dicas de passeios econômicos em nossa cidade e no nosso país. No rádio, SONIA MONTE apresentou os programas “Show da Sonia Monte” ( de agosto/2015 a abril/2016 ), na Rádio Pop Rio, FM 98,7, “Elas São Mulheres ” ( de outubro/ 2008 a dezembro/ 2014)  inicialmente pela rádio Bandeirantes e, depois transmitido pela rádio Tropical, “Programa da Melhor Idade” ( de julho/ 2000 a setembro/ 2008) que foi o primeiro Programa de rádio específico para a Terceira Idade, veiculado pela Rádio Bandeirantes Am 1360 KHZ.  Entre os anos de 1983 e 1996, produziu e também apresentou o Programa de Televisão “Show de Turismo’, primeiro programa especializado em turismo da Televisão brasileira, veiculado na TV Bandeirantes do Rio de Janeiro;

O produtor e apresentador de TV, jornalista no segmento literário, LEONARDO MEIRELES apresenta a Coluna “Dicas Literárias”.   Atualmente apresenta o podcast em vídeo – DICAS LITERÁRIAS DO LÉO no Instagram e, em seguida, na TV Atlântica;

O produtor e diretor do Programa “Gente Carioca”, exibido semanalmente pelo Canal 6 da Net Rio -TVC Rio, DANIEL CHINICZ é o responsável pela Coluna “Tecnologia & Segurança na Internet”, que aborda as melhores maneiras de proteção dos nossos sistemas tecnológicos;

O ator humorista, radialista, escritor, redator SERGIO RICARDO que apresenta a Coluna “Janela do Humor” atuou na rádios Globo, Tupi e Manchete e apresentou os shows solos “Rindo Leve e Solto”, “Brincando em Cima do Banco” e “Plantão de Notícias” ao lado de Maurício Menezes e Helio Junior, companheiros no Programa “Alegria ao Meio Dia” na Rádio Globo;

O diretor, escritor e produtor do longa-metragem “B.O.” que teve sua estreia no circuito nacional em maio/2019 e agora está disponível pelo Canal Brasil no serviço de VOD, PEDRO CADORE é o responsável pelas dicas dos melhores filmes (nacionais, na maioria das vezes) em nosso programa.  Ainda no audiovisual, CADORE escreveu e codirigiu o longa “Tamo Junto”, criou e dirigiu a web-série “Voluntários 343”, indicada aos prêmios de Melhor Série Digital, Melhor Direção e Melhor Ator no RioWebFest 2017 e foi 1º assistente de direção no filme “Eu Não Faço a Menor Ideia do que Eu tô Fazendo com a Minha Vida” e nas séries “Estados da Arte” e “Prêmio Multishow: Especial Fãs”. Dirigiu as peças de teatro “O Diabo Não Pode Ser POP”, “5 Contra Nem 1” e “Desconcertados”. Em 2019 também dirigiu e roteirizou o musical “Belchior: Ano Passado Eu Morri, Mas Esse Ano Eu Não Morro” com 3 temporadas no RJ e apresentações em Fortaleza, São Paulo e Niterói;

A coordenadora da Escola de Criação e Responsabilidade Social da ESPM Rio, LUCIANA CRUZ é a responsável pela Coluna “Cultura Imaterial”.  Há 25 anos atua na área de educação superior e básica. Passou pela coordenação da equipe de atendimento de alunos, professores, projetos in company, relacionamento com instituições de ensino médio, empresas, fornecedores, central de atendimento, assessoria de imprensa, eventos, comunicação interna e externa;

A jornalista, pesquisadora e especialista em jornalismo cultural ROGÉRIA GOMES é a responsável pela Coluna “Teatro Em Cena” onde apresenta aos ouvintes, grandes nomes do Teatro nacional e internacional. Na Televisão apresentou o “Programa ‘Perfil” (líder de audiência / TV ALERJ), no rádio, idealizou, roteirizou e apresentou, por cinco anos na Rádio Roquette Pinto, o programa “Teatro Em Cena”. Passou por vários impressos e atualmente, assina coluna cultural no portal Anna Ramalho e no jornal on line ‘Quarentena News”. É escritora, autora do livro ‘As Grandes Damas do Teatro Brasileiro’ que consta entre os referencias da área;

Jornalista e radialista, com 12 anos de experiência no setor esportivo, DANIELLE ESPERON é a responsável pelas notícias sobre o futebol em nosso programa.  Com passagens pelo Sindicato dos Atletas de Futebol, pela rede Bandeirantes e atualmente, na Agência Rádio Web como repórter, produzindo conteúdos de esporte e da CBF, ela apresenta semanalmente, boletim dos 4 grandes times cariocas – Fluminense, Flamengo, Vasco da Gama e Botafogo – durante o Campeonato Brasileiro de Futebol;

Especialista em Língua Portuguesa com mais de 20 anos de experiência em cursos preparatórios para vestibular e concursos de nível superior e médio, concursos de nível técnico e militares, ensino médio e fundamental nas disciplinas de Língua Portuguesa e Redação para concursos, a professora IARA FARIA é a responsável pelas Dicas de Português no nosso programa;

Fora isso, a cada semana apresenta um CONVIDADO MUITO ESPECIAL, para um BATE PAPO e, nesse 4º PROGRAMÃO DO JOÃO, o nosso Convidado será o cantor e compositor MOACYR LUZ.

É isso e muito mais, no PROGRAMÃO DO JOÃO, toda 6af, das 15h as 17h, AO VIVO, pela Rádio Pop Rio Fm 98,7 com a produção e apresentação do jornalista e produtor cultural João Luiz Azevedo.

Fora tudo isso… A cada semana, SORTEAMOS os Livros “SAMBAS QUE MARCARAM O BRASIL” e “CANÇÕES, COMPOSITORES E CANTORES QUE MARCARAM O BRASIL”, do radialista HILTON ABI-RIHAN,  entre os ouvintes do Programa.

 SINTONIZE a Rádio Pop Rio Fm 98,7 pelo site https://radiopoprio.com ou pela página do face: https://www.facebook.com/radiopoprio

Equipe da Rádio Pop Rio Fm 98,7:

Coordenador Geral: Jonas Junior

Técnico de Informática: Francisco Duarte

Técnico Operacional/Som: Matheus Vicente

Mídias Sociais: Paula Lima

Sandra Piscitelli

Nascida em 13 de novembro no bairro da Tijuca, cidade do Rio de Janeiro. A carioca estudou no Colégio Metropolitano na zona norte do Rio, formada em licenciatura em matemática pela UFRJ, Tecnólogo em informática e atualmente é mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora, se dedica à vida acadêmica. Estudando marketing de rede e publicidade pela UFF (Universidade Federal Fluminense). Diretora executiva da empresa Piscitelli Entretenimentos e diretora do site de publicidade piscitellientretenimentos.com. Amante da poesia!

Você vai curtir