UMA começa 2021 com show ao vivo de lançamento do Álbum

Depois de lançar quatro Videoclipes com a participação de mulheres artistas-visuais e cantoras o trio UMA começa o ano com uma Live Show no dia 21 de janeiro de 2021, às 20h, em seus canais do Youtube e do Instagram.

Além do show, a UMA realiza mais uma Live, desta vez com um tema central presente em todo seu processo criativo, os “Saberes Ancestrais Femininos”, com Anna Sazanoff. A data e horário a ser divulgado nas redes sociais pelo grupo em janeiro.

UMA é um convite para uma vivência sinestésica formado por três mulheres cantoras e compositoras: Thayana Barbosa, Janaina Fellini e Nani Barbosa. Trata-se de um trio com almas femininas, exatamente por esse motivo que UMA é mencionada como feminino, ressaltando a consciência da mulher selvagem que habita em todos os seres.

Elas apresentam músicas que foram criadas a partir de suas imersões e experiências em derivas pela cidade, rituais do sagrado feminino, habilidades de introduzir a sutileza de cantos intuitivos ancestrais, além de trabalhos corporais com experimentações vocais que resultaram na germinação do primeiro álbum do grupo. “É um impulso criativo, que traz a intuição e a reconexão. Este trabalho valoriza não somente o público feminino, mas o potencial em dialogar com tantas outras realidades. Buscamos as raízes profundas de nós mesmas para compor essas músicas e saímos diferentes, esperamos que o público também sinta essa transformação”, diz Nani Barbosa, da UMA.

Trazendo a valorização da alma feminina na música, o grupo traz essa abertura de consciência em suas canções, já que a desigualdade de gênero também é uma realidade na música.

Pouco mais da metade das mulheres já sentiu que seu gênero afetou diretamente seus empregos na indústria da música. Autônoma/freelancers relataram ser maior o preconceito apenas por ser mulher. Isso é o que diz a última pesquisa publicada em 2018, com mulheres que trabalham na indústria da música nos Estados Unidos, divulgada no DATA SIM, em parceria com o WME, compatibilizada com o estudo Women In The U.S. Music Industry: Obstacles And Opportunities, da Berklee Institute e Women In Music. Esse estudo menciona que 84% das participantes já foram tratadas de forma diferente, em suas vidas, devido ao seu gênero e 68% informou que ser mulher afetou o seu emprego.

Aqui no Brasil não é muito diferente, segundo a União Brasileira de Compositores (UBC) apenas 9% do rendimento total distribuído é para mulheres, enquanto 91% é para homens, segundo relatório divulgado em 2020. Nesse contexto, a UMA vem abrir um espaço para essa conversa, expressando a música feminina na história e atualidade, valorizando o fazer musical feminino e validando as qualificações das funções exercidas pelas mulheres na área. “Música Feminina, Brasileira. UMA vem bastante no sentido de totalidade, união, uno, una. A busca por completar-se a partir da outra, ser reconhecida, por estar em si e ser habitada pela outra sem medo de perder autenticidade, construindo um lugar de escuta, de carinho, de alteridade”, diz Janaina Fellini, da UMA.

Novos Videoclipes 

Quatro mulheres artistas-visuais e cantoras foram convidadas para colaborar com os videoclipes lançados recentemente, assim elas deram um olhar único para as músicas do disco da UMA.

Música: “Carmim Manchado” com Anná


Música: “Leve” com Tarita de Souza


Música: “Alma Inquieta” com Rhaissa Bittar

 

Live SHOW

Composto por performances musicais com letras que invocam saberes ancestrais do universo feminino, acontece na versão online pelo Youtube e Instagram da UMA, dia 21 de janeiro, às 20h. Haverá performance e o repertório serão as músicas do álbum e três canções que cada uma das integrantes irá apresentar, Janaina cantará “Solfejo” de Bernardo Bravo, Nani Barbosa cantará “Hoje a Lua é minha” e Criacura” do seu disco solo Naïf e Thayana Barbosa cantará “Toda Pele” música do álbum que ela lançará em 2021.

O projeto é realizado por meio do Programa de Ação Cultural (PROAC) e permanecerá até março de 2021. O grupo já se apresentou em Curitiba e São Paulo em casas de shows e agora lança o álbum nacionalmente online. O lançamento será composto pela Live Show, Videoclipes em conexão com as composições registradas no Disco UMA  lançado nas plataformas digitais, em 2019.

Live Show UMA
Dia: 21 de janeiro de 2021
Horário: 20h
Local: Youtube e Instagram UMA
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCRjNLauYj67ATtLRa75wbWw
Instagram:  https://www.instagram.com/umaprojeto/

Live UMA – Bate papo

Tema: Saberes Ancestrais Femininos com Anna Sazanoff
Em janeiro (data e horário serão divulgados em breve)
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCRjNLauYj67ATtLRa75wbWw

Sandra Piscitelli

Nascida em 13 de novembro no bairro da Tijuca, cidade do Rio de Janeiro. A carioca estudou no Colégio Metropolitano na zona norte do Rio, formada em licenciatura em matemática pela UFRJ, Tecnólogo em informática e atualmente é mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora, se dedica à vida acadêmica. Estudando marketing de rede e publicidade pela UFF (Universidade Federal Fluminense). Diretora executiva da empresa Piscitelli Entretenimentos e diretora do site de publicidade piscitellientretenimentos.com. Amante da poesia!

Você vai curtir