O TOCANDO O RIO AGORA É DIGITAL!

Há 22 anos, o Instituto Tocando em Você (ITV) realiza o Projeto Tocando o Rio. No período de 2010 a 2019, o ITV tornou-se Ponto de Cultura, através dos Convênios SEC-MINC e, depois, SMC-MINC. Em 2019, ganhou o Prêmio Teixerinha pela capacitação de mais de 1300 jovens e mérito cultural pela produção de espetáculos e temporadas que estão registradas no Canal Youtube: Tocando em Você.

Hoje, o ITV continua atuante oferecendo oficinas, presenciais e online, a partir da realização do Tocando o Rio Digital que conta com o subsídio do  Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc.

Na versão 2021, o Tocando o Rio Digital oferece cursos intensivos gratuitos, trimestrais, online e presenciais (obedecendo todos os protocolos sanitários), para jovens dos 14 aos 25 anos. A frequência e participação neles poderá ser o passaporte para o projeto semestral gratuito. Conheça nossos cursos:

– Cia de Musicais Tocando o Rio (música, teatro, dança)

– Formação em multimídia: Oficinas de Videomaker, Produção Cultural voltada para o teatro, TV e rádio (noções básicas sobre podcasts e operação de áudio)

– Realização dos web programas: Memórias Cariocas e Orfeu Carioca (formato para TV e rádio)

– Confecção de podcasts em Oficina Coletiva Colaborativa

Na equipe do curso atuam mestres experientes nas áreas artísticas e audiovisuais. No Teatro, a diretora teatral e atriz, Aline Allesiée. Na dança contemporânea e jazz, Rodrigo Leão; e, na dança de salão e mix dance, Valter Dias. Na área musical, as Oficinas de Canto levam as assinaturas do maestro Gilvan Melo com assistência do professor João Guilherme Ripper. As Oficinas de Percussão, onde nasceu o Bloco Tocando o Rio, traz o mestre da bateria do Salgueiro, Tiago Bial, na percussão. Na área de Produção Cultural, Simone Colucci e Rafael BZ trabalham com abordagens integradas às Oficinas de Multimídia ministradas por Daniel Mello (Oficina de Introdução à Fotografia e ao Vídeo) e Phillip Jonhnston (Introdução ao Rádio e Cinema com noções básicas sobre operação de áudio e podcasts).

Essa é uma grande chance para os jovens conhecerem e se capacitarem no universo maker digital que, ainda, oferece a possibilidade de estágio na Produção do ITV, em maio/2021. As inscrições devem ser feitas na sede do Instituto Tocando em Você (Rua Gal. Roca, 362 – Tijuca), de segunda a sexta-feira, das 16h às 19h. Os interessados devem apresentar xerox da identidade, CPF e comprovante de residência. Mais informações: tocandoemvocê@gmail.com  / (21) 2 567-4378 / 2568-5451 / 99457-1663 (cel e whatsapp) / 99713-0764 (assessora de comunicação – Marcia Renault) / 99242-8769 (Presidente do ITV – Simone Colucci).

Sandra Piscitelli

Nascida em 13 de novembro no bairro da Tijuca, cidade do Rio de Janeiro. A carioca estudou no Colégio Metropolitano na zona norte do Rio, formada em licenciatura em matemática pela UFRJ, Tecnólogo em informática e atualmente é mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora, se dedica à vida acadêmica. Estudando marketing de rede e publicidade pela UFF (Universidade Federal Fluminense). Diretora executiva da empresa Piscitelli Entretenimentos e diretora do site de publicidade piscitellientretenimentos.com. Amante da poesia!

Você vai curtir