Projeto ‘Criar Jogos Labs’ chega ao Rio de Janeiro

Iniciativa fomenta a profissionalização de jovens para o mercado de trabalho, com a oferta presencial de formação gratuita em desenvolvimento de jogos eletrônicos 

Acontece no próximo dia 11 de agosto, o evento que marca a chegada do primeiro polo presencial no Rio de Janeiro do projeto ‘’Criar Jogos Labs’’, que promove formação gratuita em desenvolvimento de games. A ideia é que jovens a partir de 12 anos possam desenvolver ações educativas de tecnologia, com aulas em laboratórios, em um curso composto por oito módulos, além de atividades lúdicas para o ambiente de ensino. Com oferta de 100 vagas, as aulas acontecerão dentro da Biblioteca-Parque, no Centro do Rio, onde será sede também para o evento de abertura, que será gratuito e aberto ao público. Essa é ainda uma oportunidade para os candidatos realizarem as inscrições para o laboratório ou para a plataforma online.

 O evento acontecerá em duas partes: a primeira mesa, de 10h às 12h, trará o tema ‘Um novo olhar sobre o desenvolvimento de games no Rio de Janeiro: políticas públicas, mercado e universidade’, debatido pelos diretores executivos da produtora Burburinho Cultural, Priscila Seixas e Thiago Ramires, pela secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, pelo deputado federal, Áureo Ribeiro, entre outros nomes da área da cultura no Rio de Janeiro. Já na segunda mesa, de 14h às 17h, o público poderá participar da Aula Inaugural da Escola de Games Criar Jogos Labs com oficina de storytelling, que contará com a presença da Cultura Milanesa e da Escola de Mestres.

 Além da cidade do Rio, outras localidades serão contempladas em breve com polos presenciais do projeto, como Itaboraí (RJ), Mangaratiba (RJ), Camaçari (BA), São Bernardo do Campo (SP), Guaratinguetá (SP), Paracatu (MG) e Curitiba (PR). E para além do presencial, o Criar Jogos recebe inscrições de alunos de todo o Brasil para o curso Ead, que inclui videoaulas, quizes, desafios e atividades organizadas por módulos, com avaliação ao final. Idealizada pela Burburinho Cultural, produtora com ênfase em transformação e inclusão social, a iniciativa toca na importância de se tratar o segmento como parte fundamental da cultura digital do país, tendo em vista que o Brasil é um dos maiores consumidores de jogos eletrônicos do mundo.

 Entre os objetivos do projeto estão difundir o campo de criação dos jogos eletrônicos entre os jovens, gerar conexão entre eles e impulsionar o mercado. ‘’O ’Criar Jogos’ segue abrindo fronteiras pelo Brasil, agora com oito polos de ensino presencial, além da oferta do EAD. Tudo gratuito, sem cobrança de nenhuma taxa ou material. Provavelmente, já somos o projeto de ensino na área de criação de games e letramento digital com o maior impacto em larga escala no país. No geral, os cursos que existem são pagos e com pouco acesso à população’’, comenta o idealizador e diretor de projetos, Thiago Ramires, da Burburinho Cultural.

 O Criar Jogos LABS é um projeto viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, BASF, Kinross, Grupo Boticário, BRQ, Sicredi, DataPrev, parceria da Visão Coop e realização da Burburinho Cultural e Ministério da Cultura, Brasil União e Reconstrução, Governo Federal.

Os interessados podem se inscrever através do site: www.criarjogos.com.br

Para mais informações, acesse o Instagram oficial do projeto: @criar.jogos

Serviço:

Data: 11 de agosto de 2023, sexta-feira

Horário: Palestras das 10h às 12h e atividades das 14h às 17h

Local: Biblioteca-Parque Estadual

Endereço: Av. Presidente Vargas, 1261 – Centro, Rio de Janeiro

Entrada: gratuita e aberto ao público

Sandra Piscitelli

Nascida em 13 de novembro no bairro da Tijuca, cidade do Rio de Janeiro. A carioca estudou no Colégio Metropolitano na zona norte do Rio, formada em licenciatura em matemática pela UFRJ, Tecnólogo em informática e atualmente é mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora, se dedica à vida acadêmica. Estudando marketing de rede e publicidade pela UFF (Universidade Federal Fluminense). Diretora executiva da empresa Piscitelli Entretenimentos e diretora do site de publicidade piscitellientretenimentos.com. Amante da poesia!

Você vai curtir