Semana de Ciência e Tecnologia de Rio das Ostras terá feiras e oficinas

Eventos serão realizados entre os dias 17 e 20 de outubro

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia- SNCT terá programação especial em Rio das Ostras. Durante os dias 17 e 20 de outubro, os alunos e educadores da Rede Pública Municipal de Ensino serão protagonistas de feiras, oficinas e mostras. O cronograma de eventos vai reunir os trabalhos desenvolvidos nas unidades escolares com o objetivo de incentivar a promoção, investigação e inovação científica e tecnológica no município.

A semana de atividades será iniciada no Núcleo de Gestão de Pedagógica, no dia 17, com a celebração do primeiro ano de funcionamento do espaço. A solenidade terá a presença dos professores expositores das feiras, profissionais da educação, além das equipes gestoras das escolas municipais.

Já no dia 18, será a vez da 7ª edição da Feira Eco-Ostras: soluções práticas para a sustentabilidade diária. O evento será realizado na Praça José Pereira Câmara – Centro, das 9h às 17h. Serão apresentados 70 trabalhos produzidos por aproximadamente 240 alunos, reunindo 22 escolas expositoras. A iniciativa fomenta o desenvolvimento do pensamento científico dos estudantes, além de promover a construção e divulgação das ações sustentáveis executadas por secretarias, instituições e organizações da sociedade civil.

No dia 19, a 1ª Feira de Matemática de Rio das Ostras – FEMATRO estreia no calendário de eventos da Educação. Com o tema “Encantando-se pelo fantástico mundo da matemática”, a ação vai congregar 54 trabalhos de 15 escolas participantes, reunindo 155 alunos expositores.  O evento vai culminar o processo educativo científico-cultural que estimulou alunos e professores a desenvolverem atividades, pesquisas e experiências na área de Matemática. A iniciativa será realizada na Praça José Pereira Câmara – Centro, das 9h às 17h.

Encerrando a programação, o Núcleo de Gestão Pedagógica promoverá os eventos Prototypus e Ostratec no dia 20, das 8h às 21h. O Prototypus vai ofertar oficinas e exposição de autômatos – engenhos mecânicos que reproduzem movimentos humanos ou de objetos, inspirando a evolução da tecnologia. Já o Ostratec vai expor soluções tecnológicas e científicas desenvolvidas por alunos.

SNCT – Instituída em 2004, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é realizada todos os anos durante o mês de outubro pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com unidades de pesquisa, agências de fomento e entidades vinculadas, comunidade científica, universidades, instituições de ensino de pesquisa, escolas, museus e jardins botânicos, secretarias estaduais e municipais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil. Este é a terceira vez que o município realiza ações voltadas para a iniciativa.

Com atuação descentralizada, a SNCT tem o objetivo de mobilizar a população em torno da importância da ciência como ferramenta para geração de valor, de inovação, de riquezas, de soluções para os desafios nacionais, de inclusão social e melhoria da qualidade de vida. A ciência existe para encontrar respostas para os problemas, para cuidar e melhorar a vida das pessoas

Sandra Piscitelli

Nascida em 13 de novembro no bairro da Tijuca, cidade do Rio de Janeiro. A carioca estudou no Colégio Metropolitano na zona norte do Rio, formada em licenciatura em matemática pela UFRJ, Tecnólogo em informática e atualmente é mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora, se dedica à vida acadêmica. Estudando marketing de rede e publicidade pela UFF (Universidade Federal Fluminense). Diretora executiva da empresa Piscitelli Entretenimentos e diretora do site de publicidade piscitellientretenimentos.com. Amante da poesia!

Você vai curtir