Curso O CINEMA DE MEL BROOKS, no CCBB/Rj

O curso faz parte da programação da Mostra Mel Brooks – Banzé no Cinema, exibida no CCBB/ RJ

O Centro Cultural Banco do Brasil CCBB/RJ recebe até o dia 9 de março de 2020 a Mostra Mel Brooks – Banzé no Cinema.  A mostra audiovisual é a mais abrangente retrospectiva sobre o diretor, ator, roteirista, compositor e produtor Mel Brooks, hoje considerado um dos maiores diretores americanos de comédias de todos os tempos, comparado a Jerry Lewis e Jacques Tati, que dedicou, em sua obra, a satirizar os cânones dos mais diversos gêneros cinematográficos. Considerado genial por Billy Wilder e Alfred Hitchcock, Brooks é um dos maiores representantes das comédias nonsense americanas, sua obra é uma mistura única de surrealismo, burlesco, musical, crítica social e análise cinematográfica.

A mostra conta, também, com o curso O cinema de Mel Brooks que acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de março, com os curadores Eduardo Reginato e José de Aguiar, das 14h às 16h, de forma gratuita.

O curso O cinema de Mel Brooks abordará aspectos do trabalho do grande artista Mel Brooks partindo de suas origens: seus primeiros contatos com o cinema além de sua vida onde sua família judia contribuiu muito o apoiando ou sendo referência para suas primeiras piadas. Para entender a evolução do cinema de Mel Brooks a partir do primeiro contato com o cinema, temos que entender os primórdios da comédia nos EUA e as primeiras paródias, além do novo humor que surge durante a segunda guerra mundial. A paródia seria o gênero escolhido por Mel Brooks para expressar seu humor nonsense e crítico, além de expressar seu amor pelo cinema. Mel Brooks utilizou do humor judaico em sua vertente mais demolidora para criar um tipo de cinema hilariante. Serão apresentados no curso conceitos para entender o humor judaico e o nonsense. Serão estudados também os variados filmes dirigidos por Brooks quanto a suas técnicas e trabalho de roteiro e direção.

Conteúdo Programático: Os primórdios da comédia nos EUA. O cinema cômico americano e a influência na arte de Mel Brooks. A comédia nascendo durante guerras. Entendendo o humor judaico ou morrer tentando. Vida e arte de Mel Brooks. A essência do humor nonsense de Mel Brooks. Os loucos atores das comédias de Mel Brooks. O pastiche e a sátira dos gêneros cinematográficos por Mel Brooks. Besteirol ou obra-prima: a importância do cinema de Mel Brooks.

O evento é aberto ao público geral, mas voltado especialmente a estudantes do ensino médio e do ensino universitário. A inscrição será feita de forma online através do email [email protected] ou basta chegar 1 hora antes para participar do curso.

Serviço: Curso O cinema de Mel Brooks

Centro Cultural Banco do Brasil: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro. Cinema 1. Tel: (21) 3808.2020

Datas: 4 a 6 de março (terça a quinta), das 14h às 14h.

Entrada gratuita.

Sandra Piscitelli

Nascida em 13 de novembro no bairro da Tijuca, cidade do Rio de Janeiro. A carioca estudou no Colégio Metropolitano na zona norte do Rio, formada em licenciatura em matemática pela UFRJ, Tecnólogo em informática e atualmente é mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora, se dedica à vida acadêmica. Estudando marketing de rede e publicidade pela UFF (Universidade Federal Fluminense). Diretora executiva da empresa Piscitelli Entretenimentos e diretora do site de publicidade piscitellientretenimentos.com. Amante da poesia!

Você vai curtir