Núcleo Afro é fundado no Bairro da Tijuca com Sarau de Letras

A festa está marcada para o dia 17/3, às 18h30, no Instituto Tocando em Você – ITV – que fica na Rua Gal. Roca, 362 – na Tijuca. A criação do Núcleo Afro se justifica pela demanda do público atendido pelo ITV e pelas barreiras sociais e culturais que se proliferam por todos os cantos do Rio. A data escolhida para criação do Núcleo não poderia ser mais pontual, visto que se reporta a duas categorias excluídas e marginalizadas, apesar de todas as conquistas alcançadas: o negro e a mulher. A presidente do ITV é Simone Colucci, co-fundadora do Grupo Educart e diretora de artes e produtora de projetos e espetáculos que integram música, teatro, dança e multimídia. A coordenadora do Núcleo Afro do Instituto Tocando em Você é Nanci Rosa, militante pelas causas antirraciais que ficou, por longo tempo, a frente do Departamento Cultural e Artístico do Renascença Clube.

No mês da Mulher e no período dos 21 Dias de Ativismo contra o Racismo será realizado o primeiro Sarau de Letras Tocando em Você, uma ferramenta de ocupação de espaço na cultura literária, oportunizando escritores, poetas, enfim pessoas apaixonadas pela leitura, se propondo a promover diálogo, sendo o ITV um ponto de encontro para colaborar na divulgação de todo material literário do povo Preto. Essa atividade é bimestral com entrada franca e tem como parceiro a Associação  Profissional dos Poetas no Rio de Janeiro (APPERJ). Durante o Sarau estão previstas: homenagem especial à personalidade literária, exibição de curtas, lançamento de livros, performances, voz e violão, exposição com venda de livros, participação da plateia.

Coordenadora do Núcleo Afro do Instituto Tocando em Você é Nanci Rosa

O Núcleo Afro também prevê o Cinema Negro Tocando em Você que vai exibir, curtas e longas, promovendo debates e discussões sobre a cultura cinematográfica, de enfrentamento ao racismo e a discriminação racial. A entrada é gratuita.

Previsão dos filmes a serem exibidos: Bette & Coretta / What happened Miss Simone? / Belle / Menino 23 – Infâncias Perdidas no Brasil / Paulo da Portela – O seu Nome não caiu no esquecimento / Histórias Cruzadas / A história de Rosa Parks / Libertem Angela Davis / Todos a Bordo / Njinga – A Rainha de Angola / O acaso de uma Estrela / Mestre Bimba – A Capoeira iluminada / Uma lição de Vida.

O Núcleo Afro do ITV ainda vai ter programação especial no Dia da Consciência Negra Tocando em Você, com a entrega dos títulos Dandara e Zumbi/2020, além de apresentações culturais.

Serviço – Sarau de Letras Tocando em Você

Dia: 17/3

Hora: 18h30

Local: Instituto Tocando em Você (Rua Gal. Roca, 362 – Tijuca)

Atividades: homenagens e performances com as profas. Cassia Liberatori, Selma Maria da Silva e com a atriz Cândida Amorim. Lançamento com sessão de autógrafos do livro “Rosa dos Ventos – A Estrela Miúda de João do Vale”, de Marize Conceição. Exibição do documentário “O Papel e o Mar”, por João Costa. Recital da Associação Profissional de Poetas no RJ, sob coordenação dos poetas Jorge Ventura e Lucia Mattos. Poesias e poemas interpretados por Éle Sémog, Benedita Carvalho, Cássia Liberatori, Ana Paula Soeiro, Osias Inocêncio. Inauguração da Sala Carlinhos Brown. Voz e violão com Venturini. Degustação de caldinho.

Censura 12 anos

Entrada franca com direito a caldinho

Sandra Piscitelli

Nascida em 13 de novembro no bairro da Tijuca, cidade do Rio de Janeiro. A carioca estudou no Colégio Metropolitano na zona norte do Rio, formada em licenciatura em matemática pela UFRJ, Tecnólogo em informática e atualmente é mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora, se dedica à vida acadêmica. Estudando marketing de rede e publicidade pela UFF (Universidade Federal Fluminense). Diretora executiva da empresa Piscitelli Entretenimentos e diretora do site de publicidade piscitellientretenimentos.com. Amante da poesia!

Você vai curtir