XV RioHarpFestival virtual chegando ao final e já registrando um público de 80.000 pessoas.

Faltam 6 dias para o final do XV RioHarpFestival e a  excelente resposta da sua versão virtual anima Sergio da Costa e Silva, seu  diretor em organizar um novo modelo para 2021  mesclando o presencial e o virtual.

Se  a pandemia  levou-o  a mudar da versão presencial, antes marcada para o CCBB-Rio e CCBB-SP como nos anos anteriores  do tradicional  mês de maio, 14 versões vitoriosas, a versão virtual e um adiamento para agosto era uma incógnita. Mas a Eletrobras apostou e está patrocinando. E o resultado excepcional tudo correndo às mil maravilhas desde a participação de harpistas de 27 países, alguns inusitados e pela primeira vez como Pais de Galles, Bulgaria, Taywan, Escócia, Africa do Sul, Equador, República Tcheca além dos tradicionais da Europa, Americas, Asia e Africa, muitos primeiros harpistas das orquestras nacionais de seus países e que estão enriquecendo esta versão virtual.

E os números demonstram este acerto: cerca de 10.000 acessos por concerto e já nos 3 primeiros dias superando todo o público da versão presencial e hoje registrando mais de 80.000 acessos.

Além do mais, os harpistas estão postando em suas redes e as Embaixadas e Consulados no Brasil levam ao seu publico e na sua mídia a performance de seus conterrâneos. Um sistema perfeito de difundir a cultura brasileira e seu reflexo em um evento que colocou o Brasil no circuito mundial da harpa. Assim, por quarenta dias entre Rio de São Paulo, uma volta ao mundo ao som das harpas com todos os seus tipos e sons possíveis desde a música antiga, musica medieval ao heavy metal passando pelo chorinho, tango, jazz, rock, fado, samba, ritmos latino-americanos, japoneses,africanos entre muitos outros.

Emocionante foi a apresentação do Al Nur Kibir na ultima segunda-feira em solidariedade ao povo do Libano neste seu momento terrível. Lembrava Sergio da Costa e Silva dos concertos de Musica no Mueu realizados  nas cidades de lá, sucesso total sendo que em Beirute, o Centro Cultural Brasil-Libano, da nossa Embaixada,foi totalmente arrasado.

Assim o novo modelo certamente será a tônica dos concertos do Música no Museu introduzindo a  versão virtual junto com a presencial daqui para frente.

E o resultado tem sido tão grande que até o RioTimes, a versão brasileira do NYTimes, abriu grande espaço para apresentar o XV RioRioHarpFestival. Vejam no link:

https://riotimesonline.com/brazil-news/rio-de-janeiro/entertainment-rio/rio-de-janeiro-is-worlds-harp-capital-in-august/

E quem quiser acompanhar a programação basta acessar os links abaixo e curtir:

Facebook

https://www.facebook.com/cedrorosadigital.com.br/ )

Cedro Rosa Youtube

https://www.youtube.com/channel/UC25sT7ofudoMWTDOx5T2DdQ )

Cedro Rosa Twitter

https://twitter.com/cedrodigital )

Youtube / RioHarpFestival

https://www.youtube.com/channel/UCzvcENZN2Z4ZMVBRge5Y2-A

Facebook / RioHarpFestival

https://www.facebook.com/Rioharpfestival-111147447164043

Twitter

https://twitter.com/HarpRio

E assim, o RioHarpFestival e Música no Museu  partem para a modernidade e a programação segue abaixo mas que poderá ser acessada, também, na Radio Musica no Museu (www.radiomusicanomuseu.com) , outra grande novidade do projeto que agora transmite on line todas as suas apresentações. E ainda tem outra, apresentar-se em setembro em Lisboa e também em Coimbra participando da comemoração dos 730 anos da Universidade de Coimbra. Se tudo tivesse normal, como em 2019 no XIV RioHarpFestival, estaria, também,em outras cidades de Portugal, Espanha, França, Belgica, Italia além da Guiana Francesa, Caribe e New Orleans. Mas a pandemia reduziu para apenas cidades portuguesas mas segundo Sergio da Costa e Silva, apenas adiou. Esperamos repetir tudo isto em 2021 já no XVI RioHarpFetival com a nova fórmula-desafio que enfrentou nesta sua aposta, principalmente se conseguir conciliar os patrocínios do Banco do Brasil através do  CCBB com a Eletrobras seu grande objetivo para dar continuidade aos eventos.

Mas continua otimista ante tão bons resultados.

 XV RioHarpFestival

Programa: 

dia 26 -4a.feira

13h : Luiz Zaracho, harpa- PARAGUAI

15h: Lucas Petroni, harpa- ARGENTINA

dia 27 -5a.Feira

13h: Alcides Sotelo, guitarra, Alcides Sotelo Jr. harpa- PARAGUAI

15h: Ernesto Guerra, harpa- EQUADOR

dia 28 – 6ª feira

13h: Lucas Zaracho, harpa, PARAGUAI.  

15h: Pia Salvia, harpa- BELGICA.

17:00h- palestra ¨A História da harpa¨- Newton Nazareth-musicista-pesquisador

dia 29 – sábado

13h- Brasil- Vanja Ferreira, harpa- BRASIL


15h- Alcides Sotelo, guitarra, Alcides Sotelo Jr. harpa- PARAGUAI

13h: Burning Symphony-Jonathas Faganello, harpa- BRASIL.-

15h: Tatiana Henna, harpa- Orquestra Musica para Todos. Regência Sergei Eleasar de Carvalho.-BRASIL

dia 31 -2a. feira

13h: Jana Bouskova, harpa- REPUBLICA TCHECA.

15hs  – Kobie du Plessis-harpa, AFRICA DO SUL   

 São Paulo:

V SPHarpFestival.

              1 a 5 de setembro 2020

dia 1º. de setembro- 3ª. feira

13h-  Enrico Euron, harpa-ITÁLIA

15h- Japão – Grupo Seiha (koto, harpa japonesa)-Grupo Komyo- Tambores do Japão- JAPÃO
Dia 2 – 4ª feira.

13hs Florence Sitruk, harpa, ALEMANHA

15hs Maria Rosa Calvo y Manzano, harpa, ESPANHA-

Dia 3- 5ª. feira

13hs-Jacques Vandelvede, harpa, BELGICA

15hs-Kobie du Plessis-harpa, ÁFRICA DO SUL

Dia 4- 6ª. feira

13hs- Beatriz Cortesão, harpa- PORTUGAL

15hs- Nando Araujo, harpa -BRASIL

17:00h- palestra ¨A História da harpa¨- Newton Nazareth-musicista-pesquisador

Dia 5- sábado

 13hs- Edith Gaesteiger- BELGICA.

15hs- Naja Mohoric, harpa- SLOVENIA.

 

Sandra Piscitelli

Nascida em 13 de novembro no bairro da Tijuca, cidade do Rio de Janeiro. A carioca estudou no Colégio Metropolitano na zona norte do Rio, formada em licenciatura em matemática pela UFRJ, Tecnólogo em informática e atualmente é mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora, se dedica à vida acadêmica. Estudando marketing de rede e publicidade pela UFF (Universidade Federal Fluminense). Diretora executiva da empresa Piscitelli Entretenimentos e diretora do site de publicidade piscitellientretenimentos.com. Amante da poesia!

Você vai curtir