Turismo aposta em campanhas para atrair visitantes ao estado do Rio de Janeiro

Para impulsionar o turismo, uma das áreas mais atingidas pela pandemia da Covid-19, a união de diversos setores é uma das saídas para uma retomada gradual. Para isso, as campanhas se tornam grandes aliadas em um momento como este, sejam através de descontos ou de conscientização, tudo está valendo para dar o fôlego necessário ao setor e atrair cada vez mais turistas ao estado do Rio de Janeiro.

Na Costa do Sol, para incentivar a retomada e o turismo consciente após a flexibilização das medidas de isolamento impostas pela pandemia, a Prolagos, InterTV, Cabo Frio Convention & Visitors Bureau e Costa do Peró se uniram em uma campanha institucional chamada “Eu Aprendi”. O objetivo da ação é valorizar os ativos naturais dos destinos turísticos da região, incentivar os cuidados com a natureza e valorizar os profissionais do setor que, por quase seis meses, ficaram com suas atividades completamente suspensas em função da pandemia. Para se ter uma ideia da importância turística da Costa do Sol, no mês de setembro, as cidades de Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo figuraram no ranking das dez cidades mais procuradas para a retomada no estado do Rio, segundo a Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ). Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas no site www.projetoeuaprendi.com

Outra importante iniciativa, que atrai os viajantes pelo bolso, é a ação promocional inédita “Mais Rio por Menos”, que acontece até o dia 30 de outubro, destinada aos moradores de outros estados do Brasil. Capitaneada pelo Sindicato dos Meios de Hospedagem do Rio de Janeiro (Hotéis Rio) e Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), a iniciativa conta com a adesão de toda a cadeia receptiva do turismo – hotéis, restaurantes, equipamentos turísticos, shopping centers, aeroporto internacional RIOgaleão, empresas de transportes e terminais rodoviários do Rio e dos principais destinos emissores, seja através de descontos, condições especiais ou apoio na divulgação. O hotsite www.maisriopormenos.com reúne todas as condições especiais para que os turistas possam programar seus roteiros.

Como informação é fundamental para os que pretendem retomar seus planos de viagens, a Setur-RJ lançou a campanha “Turismo Consciente”. Além de um selo que atesta, em parceria com a Secretaria de Saúde, os empreendimentos turísticos que seguem à risca os protocolos de prevenção à Covid-19, o projeto também comtempla um portal. No ambiente online (www.turismoconscienterj.com.br), os turistas encontram um status dos serviços turísticos em pleno funcionamento nos municípios fluminenses, já que cada cidade conta com diferentes protocolos e decretos referentes à flexibilização.

Conforme as previsões do trade turístico, os destinos de natureza têm conquistado a preferência dos viajantes. É por isso que a Associação Roteiros de Charme, presente em 16 estados e 64 destinos turísticos, está bastante otimista com a recuperação do turismo e espera até o fim deste ano voltar aos índices de ocupação do período pré-pandemia. Para conquistar os viajantes, o portfólio da Roteiros de Charme indica empreendimentos localizados longe dos centros urbanos e rodeados de muito verde. Atualmente, a associação congrega 73 hotéis, pousadas e refúgios ecológicos, que atendem a todas as determinações criadas pelas prefeituras locais para a preservação da saúde.

Com conscientização e informação, além, é claro, da ajudinha de uma promoção, o turista está pronto para fazer as malas e explorar as diversas experiências que o estado do Rio de Janeiro oferece.

Sandra Piscitelli

Nascida em 13 de novembro no bairro da Tijuca, cidade do Rio de Janeiro. A carioca estudou no Colégio Metropolitano na zona norte do Rio, formada em licenciatura em matemática pela UFRJ, Tecnólogo em informática e atualmente é mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora, se dedica à vida acadêmica. Estudando marketing de rede e publicidade pela UFF (Universidade Federal Fluminense). Diretora executiva da empresa Piscitelli Entretenimentos e diretora do site de publicidade piscitellientretenimentos.com. Amante da poesia!

Você vai curtir