Ultima Feira das Yabas , de 2022, com homenagens a Noca da Portela e mestre Casquinha

Na semana em que os olhos da cidade se deslocaram para o subúrbio com o “Trem do Samba”, ficou no ar a questão da escolha do bairro de Oswaldo Cruz como destino. A resposta está além da recriação da viagem do lendário Paulo da Portela, já que o bairro é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores sítios de memória do país!

A Feira das Yabás do mês de dezembro vem referendar essa conclusão, e não existiria tal memória se não houvesse os senhores dessas memórias. Nesse mês, homenagearemos mestre Noca Da Portela, que completa 90 anos, e mestre Casquinha que, se estivesse entre nós, comemoraria seu centenário.

Na abertura, teremos o grupo Moça Prosa. Em seguida, a roda comandada por Marquinhos de Oswaldo Cruz receberá o aniversariante Noca da Portela, além de Mônica, filha do mestre Casquinha. Por fim, a rainha do carnaval, Portela, desfilará numa homenagem aos mestres portelenses, acendendo junto a população a contagem regressiva para o seu centenário!

 O evento acontece neste domingo, dia 11 dezembro , a partir das 13h, na Praça Paulo da Portela, em Oswaldo Cruz , zona norte do Rio de Janeiro.

Grandes nomes da MPB, como Dona Ivone Lara, Leandro Sapucahy, Leci Brandão,Arlindo Cruz, Danilo Caymmi, Fátima Guedes, Hamilton de Holanda, Jongo da Serrinha, Guinga, entre outros, já marcaram presença na Feira.

A festa tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro,realização do Instituto Harmonya do Brasil, produção da MMachado Produções Culturais e a assessoria de imprensa da Código Morse Assessoria de Imprensa e Comunicação.

Além da boa música, o público ainda aproveita para experimentar a culinária típica do subúrbio carioca e pratos de origem africana nas 16 barracas expositoras, sob o comando das matriarcas das famílias mais importantes e tradicionais da região de Oswaldo Cruz: um imenso restaurante a céu aberto.

Entre as muitas opções, estão:  mocotó,  Angu a Baiana, feijoada, cozido, tripa lombeira entre outras iguarias do mundo do samba.

Serviço:

FEIRA DAS YABÁS

Roda de Samba do Marquinhos de Oswaldo Cruz recebe Noca da Portela e bateria da Portela.

Abertura : Moça Prosa

Quando: Domingo, 11 de dezembro, de 2022. Hora: a partir das 13h.

Local: Praça Paulo da Portela – Estrada do Portela – Oswaldo Cruz

Evento gratuito.

Mais informações: 21 – 97036-4543

Classificação: Livre

Sandra Piscitelli

Nascida em 13 de novembro no bairro da Tijuca, cidade do Rio de Janeiro. A carioca estudou no Colégio Metropolitano na zona norte do Rio, formada em licenciatura em matemática pela UFRJ, Tecnólogo em informática e atualmente é mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora, se dedica à vida acadêmica. Estudando marketing de rede e publicidade pela UFF (Universidade Federal Fluminense). Diretora executiva da empresa Piscitelli Entretenimentos e diretora do site de publicidade piscitellientretenimentos.com. Amante da poesia!

Você vai curtir