Parque adaptado destaca Município em acessibilidade e inclusão

 

O Município de Rio das Ostras deu um importante passo no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a acessibilidade e a inclusão. Na manhã desta quarta-feira, 11 de outubro, véspera do Dia das Crianças, a Administração Municipal entregou para a população o primeiro parque adaptado especialmente para crianças com deficiência.

Este novo espaço inclui cinco brinquedos e está localizado na praça Cláudio Ribeiro, na Extensão do Bosque, ao lado da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. A instalação do parque foi possível graças a uma emenda impositiva da Câmara de Vereadores e estará aberto ao público todos os dias, de segunda a domingo.

Várias crianças participaram da inauguração do parque, e o primeiro a experimentar as atrações foi o jovem Guilherme Alves, que fez uso de todos os equipamentos disponíveis. “É maravilhoso saber que a Prefeitura se preocupa em proporcionar diversão e convivência inclusiva para todas as crianças”, disse a mãe de Guilherme, Daniele Alves.

O parque conta com os seguintes brinquedos adaptados: um balanço para cadeirantes, um carrossel adaptado (gira-gira), uma gangorra, um kit de mini basquete com rede de retorno, um escorredor adaptado e um balanço frontal.

Esses brinquedos acessíveis foram projetados para crianças com deficiência ou mobilidade reduzida, promovendo a inclusão em um ambiente lúdico. “Com o devido planejamento, é possível tornar isso uma realidade”, declarou Maurício Henriques, secretário de Educação, Esporte e Lazer.

Os brinquedos oferecem duas opções em um só, como, por exemplo, balanços com espaço para cadeiras de rodas em um lado e cadeiras comuns do outro. Esses detalhes inclusivos fazem toda a diferença para que pessoas com e sem deficiência possam desfrutar de momentos de lazer juntas.

“Agora estamos em processo de licitação para a instalação de mais dois parques em localidades diferentes. A inclusão é uma parte fundamental de nossa gestão, e a contribuição dos vereadores Maurício Braga Mesquita, João Francisco Araújo, Leonardo Tavares e Uderlan Hespanhol foi essencial para darmos esse passo tão importante”, afirmou Aurora Siqueira, secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Durante a inauguração as crianças brincaram com os palhaços e as personagens dos desenhos infantis. Também aproveitaram para curtir as músicas e comerem pipoca. A entrega teve o apoio da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, além da Assessoria de Comunicação e Tecnologia da Informação da Administração Municipal.

 

Sandra Piscitelli

Nascida em 13 de novembro no bairro da Tijuca, cidade do Rio de Janeiro. A carioca estudou no Colégio Metropolitano na zona norte do Rio, formada em licenciatura em matemática pela UFRJ, Tecnólogo em informática e atualmente é mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora, se dedica à vida acadêmica. Estudando marketing de rede e publicidade pela UFF (Universidade Federal Fluminense). Diretora executiva da empresa Piscitelli Entretenimentos e diretora do site de publicidade piscitellientretenimentos.com. Amante da poesia!

Você vai curtir