A designer carioca Monica Rosenzweig, que vive em Cascais, Portugal, está enviando para o Brasil máscaras infantis que serão doadas para as crianças que fazem tratamento no INCA e para as que são parte do projeto Favela Surf Clube, que educa há 21 anos crianças que vivem no Complexo de Favelas do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho por meio do esporte. Além de produzir as peças que foram distribuídas gratuitamente para quem está na linha de frente do combate à pandemia em Portugal, Monica fez centenas de peças que foram enviadas para o Brasil para serem doadas para as duas instituições.
“Vivo atualmente em um país que agiu com a devida prudência para desacelerar e conter a proliferação da Covid-19 e sou muito grata pelo exemplo que Portugal deu para o mundo. O isolamento é o protocolo mais indicado, mas sabemos que nem todo mundo pode ficar em casa, seja por precisar trabalhar, por estar em tratamento ou por viver em um local em que o confinamento total é quase impossível, como nas comunidades. E para essas pessoas, especialmente, o uso da máscara é ainda mais fundamental para tentar conter a contaminação”, explica. E complementa: “As máscaras, como sabemos, têm um tempo limite para uso e precisam ser trocadas várias vezes por dia. E nem todos têm condições financeiras para comprar muitas unidades, para ter sempre à mão uma limpa”.
Além do envio, Monica também compartilha pelo seu Instagram (@monicarosenzweig) o molde infantil para quem quiser fazer mais unidades e ajudar estas ou outras instituições.