RENAISSANCE E CURVED AIR, BANDAS DO ROCK PROGRESSIVO, TOCAM NO BRASIL EM 2020

Encontro inédito no País une as divas Annie Haslam (Renaissance) e Sonja Kristina (Curved Air), tocando os clássicos mais reverenciados pelos fãs. Apresentações acontecem em março, passando por São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, como parte da Top Cat Series, sequência de shows internacionais promovida pela Top Cat Produções Artísticas

Após shows esgotados em 2017, o Renaissance volta ao Brasil e, desta vez, acompanhado do também inglês Curved Air. Os grupos apresentarão seus shows na íntegra e, ao final, prometem brindar ao público com clássicos de seu repertório e várias surpresas, unindo as vozes poderosas de Annie e Sonja.

As bandas se apresentam em março de 2020. São Paulo (Espaço das Américas), dia 19, Rio de Janeiro (Vivo Rio) no dia 21, e Belo Horizonte (Palácio das Artes), dia 22, receberão os grupos.

O Renaissance, que surgiu das cinzas de outra lenda do rock, os Yardbirds, celebra mais de quatro décadas de carreira apoiado na voz de cinco oitavas de Annie Haslam e na maestria das composições de Michael Dunford. O grupo mostrará seus clássicos mais reverenciados, como Song For All Seasons, Northern Lights e Sounds of the Sea, além do aclamado álbum Symphony of Light, lançado em 2014, que contém a faixa Waterfall, sobre as florestas brasileiras.

Já a Curved Air iniciou sua trajetória em 1970, misturando folk, música eletrônica, fusion e elementos clássicos acompanhados de um violino. O resultado foram oito álbuns de estúdio, com os três primeiros chegando ao top 20 britânico. O hit Back Street Luv (1971) é lembrado até hoje. Stewart Copeland, imortalizado como baterista do Police, foi responsável pelas baquetas da banda entre 1975 e 76. Além disso, ele e Sonja foram casados por 16 anos.

A parceria entre estas lendárias bandas do Rock Progressivo é inédita no Brasil, promessa de um evento inesquecível.

O show do Renaissance celebra os 50 anos de carreira do grupo, trazendo um repertório recheado de hits, que contam a histórica do grupo.

Já o Curved Air, pisa pela primeira vez em palcos brasileiros, e vai fazer um show para os fãs apaixonados pelo grupo. “Darei ao público tudo que quer ouvir. Desejo que sintam a minha alegria em estar no Brasil pela primeira vez. Minha resposta será fazer um show com tudo que possa fazê-los felizes!”, diz Sonja Kristina sobre o que esperar das apresentações:

As vindas do Renaissance e do Curved Air são parte do Top Cat Concert Series, um projeto que traz ao Brasil shows e eventos internacionais com música de qualidade, dando ênfase ao jazz, blues e rock de todo mundo, procurando agregar o publico em todas as suas apresentações. A reunião destas super bandas para a América do Sul foi idealizada pelo produtor carioca de 54 anos, Steve Altit, que com mais de 30 anos de experiência, aposta na qualidade musical dos seus eventos para atrair o grande público.

A Noite de Rock Progressivo é o primeiro evento anunciado pela Top Cat para a temporada do Top Cat Concert Series 2020.

O Concert Series foi iniciado em 2017, trazendo grupos como o próprio Renaissance e 10.000 Maniacs, ambos lotando suas apresentações.

Em 2018 e 2019, anos repletos de dificuldades, com uma recessão econômica jamais enfrentada pelos brasileiros, índices de violência assustadores e quadro político extremamente desconfortável, a Top Cat continuou apostando na qualidade de seus eventos como forma de proporcionar ao publico momentos de paz e tranquilidade, buscando integrar gerações apaixonadas pelas canções dos anos 70 e 80 em ambientes confortáveis e seguros. O Top Cat Concert Series trouxe shows inesquecíveis como Steve Hackett (guitarrista do Genesis), PFM – Premiata Forneria Marconi e Carl Palmer ELP Legacy, Tommy e o fantástico musical Rumours of Fleetwood Mac, que encantou a todos em suas apresentações pela America Latina.

Em 2020, a empresa promete continuar enfrentando as adversidades e brindar o público com shows e eventos internacionais de qualidade, dando ênfase ao jazz, blues, rock clássico e progressivo de todo mundo, procurando emocionar o publico em suas apresentações.

Renaissance

O Renaissance tem uma rica história, que o coloca entre os pioneiros do rock progressivo. Annie Haslam e Michael Dunford, acompanhados de John Tout (teclado), Jon Camp (baixo) e Terry Sullivan (bateria), moldaram o som do grupo pelo conhecimento profundo dos seus instrumentos. O reconhecimento inicial veio pela mistura do progressivo com as influências da música clássica e os arranjos sinfônicos.

O grupo é conhecido como o que melhor utilizou o som de orquestras inteiras em seus álbuns nos primeiros anos. Após excursões pela Europa não demorou para que rádios influentes do rock progressivo americano como a WNEW (Nova York), WMMR (Filadelphia) e WHFS (Washington) mostrassem o som da banda para os Estados Unidos. Em pouco tempo, espaços como o Carnegie Hall em Nova York (com a New York Philharmonic Orchestra) e o Royal Albert Hall em Londres (com The Royal Philharmonic Orchestra e a Royal Chorale Society) abriram as portas para o Renaissance. Em 1978 veio o hit Northern Lights, até hoje em alta rotação nas rádios. A banda se separou no final dos anos 80 quando Annie Haslam partiu para a carreira solo.

Celebrando os 40 anos da fundação do grupo, em 2009, Michael e Annie recrutaram uma nova formação para excursionar com Rave Tesar (teclado), David J Keyes (baixo), Tom Brislin (teclado) e Frank Pagano (bateria). Em 2014 veio o primeiro álbum em 13 anos, ‘Symphony of Light’. O disco é um tributo às melodias inesquecíveis de Michael Dunford, que faleceu em 2012. ‘Symphony of Light’ começa com a letra inspirada de Annie Haslam na faixa-título sobre a vida de Leonardo da Vinci. O álbum mergulha o ouvinte em sabores sônicos de países distantes, com arranjos orquestrais e letras inusitadas, com direito a convidados como Ian Anderson (Jethro Tull) e John Wetton (Asia/King Crimson/UK).

Curved Air

O Curved Air também é uma banda pioneira do rock progressivo inglês, composta por músicos com diferentes formações.

O grupo se tornou famoso graças aos seus shows ao vivo e ao termo ‘Art Rock’ que definia seu som: um violino combinado com sintetizadores eletrônicos, uma guitarra mágica e a presença hipnótica da cantora Sonja Kristina. A combinação desses elementos levou o Curved Air da cena alternativa para o topo das paradas no começo dos anos 70.

Ao lado de bandas como o High Tide e East of Eden, o Curved Air foi um dos primeiros grupos a usar um violino elétrico, manuseado de forma inspirada por Darryl Way. Alternando teclado e guitarra, Francis Monkman abriu portas para os vindouros sons eletrônico e ambiente. O ainda baterista do grupo Florian Pilkington Miksa acompanhado do talento artistico do baixo de Chris Harris, fornecia o expressivo pulso rítmico que é a marca registrada do Curved Air.

O Curved Air lançou oito álbuns de estúdio e, mesmo sendo inovadores do rock progressivo, se tornaram estrelas do pop com o single Back Street Luv, em 1971. A formação atual, com Sonja Kristina, Florian Pilkington-Miksa, Kit Morgan, Chris Harris, Robert Norton e Paul Sax excursiona desde 2009.

Em 2012 lançaram um CD/DVD ao vivo ‘Live Atmosphere’ uma coletânea da banda tocada pela formação atual. ‘Live Atmosphere’ foi produzido por Marvin Ayres, incluindo um DVD bônus com momentos ao vivo amparados por uma colagem visual atmosférica.

Curved Air é uma banda única, sintetizando uma mistura eclética de estilos musicais. Além de Backstreet Luv, outros hits do grupo incluem It Happened Today, Vivaldi e Marie Antoinette. Sonja Kristina lidera uma nova e talentosa formação levando o som do grupo para o público do século 21.

As aparições do Curved Air em shows e festivais continuam encantando com sua mistura de temas clássicos, sons eletrônicos, energia do pop/rock e lindas músicas atemporais, tocadas com paixão e extremo virtuosismo.

Realização: Top Cat Produções Artísticas

SERVIÇO

Datas da Tour Brasil 2020 Renaissance/Curved Air

19 de Março de 2020 São Paulo – Brasil        Espaco das Américas

21 de Marco de 2020 Rio de Janeiro – Brasil Vivo Rio

22 de Marco de 2020 Belo Horizonte – Brasil         Teatro Palácio das Artes

Sandra Piscitelli

Nascida em 13 de novembro no bairro da Tijuca, cidade do Rio de Janeiro. A carioca estudou no Colégio Metropolitano na zona norte do Rio, formada em licenciatura em matemática pela UFRJ, Tecnólogo em informática e atualmente é mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora, se dedica à vida acadêmica. Estudando marketing de rede e publicidade pela UFF (Universidade Federal Fluminense). Diretora executiva da empresa Piscitelli Entretenimentos e diretora do site de publicidade piscitellientretenimentos.com. Amante da poesia!

Você vai curtir