Conheça as tendências que foram aceleradas pelo coronavírus

Em tempos de mudanças radicais, tecnologias e comportamentos que ainda demorariam anos para se consolidar acabam sendo aceleradas para a nossa rotina

Diante do cenário atual da pandemia, empresas, startups, organizações e consumidores estão sendo afetados diariamente. Ninguém poderia prever que uma pandemia, ocasionada por um novo vírus, atingiria a população em pleno 2020, mantendo todos em um isolamento.

De acordo com a TrendWatching, plataforma online de inteligência de tendências, com a crise do coronavírus, alternativas que eram aplicadas gradualmente em nosso cotidiano estão sendo aceleradas radicalmente, e em pouquíssimo tempo, farão parte da normalidade.

Como resultado, estamos perante a uma série de tendências globais que começam a ditar novos comportamentos e meios de consumo. Veja abaixo quais são:

Vitrine em tempo real

celulares

O comércio eletrônico através de transmissão ao vivo é algo que já vinha sendo comentado há cerca de 3 anos, mas ainda era pouco explorado no Brasil. Agora, este mercado está prestes a ganhar mais espaço. Conhecido como live shopping, a alternativa auxilia no processo de compras online e conexões sociais, de uma maneira mais interativa, experimental e com uma grande sacada: em tempo real. A câmera funciona como uma vitrine, onde marcas podem oferecer aos seus clientes informações detalhadas e reais de seus produtos, sem a necessidade de sair de casa.

Comércio automatizado

A Inteligência Artificial já era vista como o futuro dos negócios por muitas empresas. Atualmente, em meio à pandemia do coronavírus e sem interações físicas, ainda mais. No setor de serviços, empresas como a Amazon, Walmart e Shutterfly já utilizam a automatização em suas fábricas para substituir mão de obra, através de bots inteligentes que escaneiam e empacotam os produtos. No ramo alimentício, a NotCo é outro exemplo, focada em uma alimentação saudável e sem origem animal; todos os seus produtos são desenvolvidos pelo Giuseppe, um algoritmo de AI. Desta forma, a startup de origem chilena, consegue produzir alimentos muito mais rápido que outras indústrias.

Status virtual

Empresas que percebem as necessidades dos consumidores e desenvolvem inovações para melhorar sua experiência, possuem uma ferramenta poderosa em mãos. Os bens virtuais, muito utilizados pelas gerações mais jovens, estão se tornando mais notáveis com o efeito do coronavírus. Antes o status vinha de forma física, hoje tudo é possível através da internet e um smartphone. Os bancos digitais representam isso da melhor forma: mesmo com a pandemia e comércios fechados, quem possue aplicações e contas digitais consegue movimentá-las normalmente sem ter prejuízos.

Bem-estar ambiental

busca

O Ambient Wellness é uma estratégia focada em melhorar a experiência do cliente. A ideia é que, com a sua adoção, as marcas busquem continuamente oportunidades para incluir iniciativas agradáveis aos seus produtos, serviços e campanhas. O objetivo é alcançar níveis de vitalidade mais saudáveis e felizes entre os consumidores, ganhando também a confiança deles. Em ambientes online, como no e-commerce, sua utilização pode ser aplicada para deixar um site com uma aparência esteticamente mais leve e com melhor acessibilidade.

Valorização da empatia

empatia

A crise global econômica e a situação em que a saúde pública se encontra são alguns dos assuntos que mais preocupa as pessoas atualmente, podendo inclusive desenvolver distúrbios como ansiedade e a síndrome de Burnout. Por isso, este é o momento de valorizar as empresas que mostram empatia pelo consumidor. A tendência é que cada vez mais as marcas ajudem a criar momentos de alegria e tranquilidade e tenham responsabilidades sociais, mostrando que pretendem melhorar o bem-estar mental e emocional de seus clientes.

 

Sandra Piscitelli

Nascida em 13 de novembro no bairro da Tijuca, cidade do Rio de Janeiro. A carioca estudou no Colégio Metropolitano na zona norte do Rio, formada em licenciatura em matemática pela UFRJ, Tecnólogo em informática e atualmente é mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora, se dedica à vida acadêmica. Estudando marketing de rede e publicidade pela UFF (Universidade Federal Fluminense). Diretora executiva da empresa Piscitelli Entretenimentos e diretora do site de publicidade piscitellientretenimentos.com. Amante da poesia!

Você vai curtir