46 anos do Restaurante Picolino, em Cabo Frio

Feijoada e Chorinho animam o almoço de aniversário da tradicional casa, no domingo, 14 de fevereiro

Domingo (14 de fevereiro) é dia do restaurante Picolino, em Cabo Frio, soprar velinhas! A casa completa 46 anos de sucesso na beira do Canal do Itajurú. Para celebrar, uma feijoada especial de aniversário, com Chorinho e Bossa Nova embalando a tarde. Das 13h às 16h, os músicos Celio Maia (piano) e Kkdio Rocha (sax, flauta e clarineta), do Grupo Amadeus, comandam a apresentação.

Por conta dos protocolos e da limitação da capacidade da casa, as reservas devem ser feitas pelo telefone (22) 2647-6222.

Para acompanhar o almoço de domingo – que seria de Carnaval – uma bela pedida é o colorido drink Fantasia, que reúne gin e morango, numa referência à alegria e à sedução O coquetel faz parte da nova carta de drinks autorais assinada pelo bartender carioca Michell Agues, da Bar Skull. São sete opções inspiradas na história de Cabo Frio e do Picolino, como o Maré do Forte, que também combina bem com a feijoada, trazendo cachaça, mel e limão.

Grande estilo

Em um período em que tantas casas tradicionais fecharam as portas no Brasil, o Picolino não só se manteve firme e forte como apostou em novidades. O restaurante ganhou novos ambientes e conceitos contemporâneos relacionados a sua essência, sua alma solar e ao mar.

A casa modernizou-se sem esquecer seu protagonismo e sua referência há mais de quatro décadas na gastronomia de Cabo Frio. Aberto em 1975, o restaurante de cozinha internacional e brasileira faz parte da história, de momentos e do imaginário de gerações de turistas e moradores.

O reposicionamento da marca e do conceito, além do cardápio e da decoração repaginados, podem ser conferidos no novo momento do Picolino, que presenteou seus clientes com um descontraído bar no térreo. O espaço é perfeito para tomar coquetéis exclusivos e degustar entradinhas especiais. “É um ambiente para curtir depois da praia, antes de sair para a noite ou de subir para jantar no segundo andar”, explicam os proprietários Daniele Aguiar e Marcos Sorrentino.

O restaurante, no piso superior, continua priorizando o que o Picolino tem de melhor: os frutos do mar frescos, respeitando a preservação das espécies e os ingredientes sazonais, provenientes de produtores locais.

Alguns clássicos que nunca saíram do cardápio continuam em cartaz, como a Moqueca de Badejo, Grelhados de Frutos do Mar com Manteiga de Ervas e Tranche de Cherne/Badejo.

História

O Picolino entra em sua terceira fase, desde que foi aberto nos anos 70.  Ao ser inaugurado, o casarão centenário com paredes de pedra e cal funcionava apenas com um salão no térreo. Mais de 30 anos depois, em 2008, o restaurante mudou de mãos. Foi quando a casa ganhou o segundo andar, com direito a adega, varanda, jardim pergolado e uma linda vista.

Em 2019, o Picolino foi adquirido por Marcos Sorrentino, cabo-friense e cliente do restaurante desde a infância. Depois de uma temporada em Angola, Marcos e a esposa Daniele, ambos engenheiros, voltaram para o Brasil e escolheram Cabo Frio para viver e começar uma nova história. As memórias afetivas de Marcos se tornaram contemporâneas, mantendo a tradição com uma releitura moderna.

Serviço

46 anos do Restaurante Picolino – Feijoada e Chorinho

Dia: domingo, 14 de fevereiro

Hora: das 13h às 16h

Além da feijoada, a cozinha funciona normalmente, servindo todos os pratos do cardápio

Boulevard Canal, 319 – Cabo Frio

Tel: (22) 2647-6222

Funcionamento Verão:

. Restaurante: Diariamente, das 12h à 23h30

. Bar: Diariamente, a partir das 19h

@restaurantepicolino

Sandra Piscitelli

Nascida em 13 de novembro no bairro da Tijuca, cidade do Rio de Janeiro. A carioca estudou no Colégio Metropolitano na zona norte do Rio, formada em licenciatura em matemática pela UFRJ, Tecnólogo em informática e atualmente é mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora, se dedica à vida acadêmica. Estudando marketing de rede e publicidade pela UFF (Universidade Federal Fluminense). Diretora executiva da empresa Piscitelli Entretenimentos e diretora do site de publicidade piscitellientretenimentos.com. Amante da poesia!

Você vai curtir