Executivas da hotelaria abordam a importância do papel da mulher no mercado de trabalho

Na próxima segunda-feira, 8 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. A data, que nasceu como símbolo da luta das mulheres contra a desigualdade salarial, atualmente, vai muito além desta reivindicação e propõe uma reflexão sobre o papel da mulher na sociedade, em variados aspectos.

Ainda há muito a ser conquistado em um país de maioria feminina, mas, cada vez mais mulheres têm ocupado espaços importantes no mercado de trabalho. A hotelaria do Rio de Janeiro, que conta com boa parcela de colaboradores do sexo feminino, destina muitos de seus cargos executivos a elas.

Entre essas mulheres incríveis que fazem a diferença, destaque para três nomes que têm contribuído bastante para o fortalecimento e retomada do setor hoteleiro carioca e fluminense, diante dos desafios enfrentados por conta da pandemia de Covid-19.­­

À frente da Superintendência do Sindicato dos Meios de Hospedagem do Rio de Janeiro (Hotéis Rio) e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), Theresa Jansen é uma figura atuante e querida no trade de turismo há mais de 20 anos. “As mulheres têm por característica uma série de atributos, como capacidade de liderança, versatilidade e competência para lidar com pessoas, e têm conquistado cada vez mais espaços no ambiente corporativo, em cargos executivos e gerenciais. Isso é especialmente valioso no ambiente da hospitalidade”, orgulha-se Theresa.

Para a diretora geral do resort Le Canton, em Teresópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, Mônica Paixão, um dos maiores desafios ao longo de toda sua carreira de mais de 30 anos no setor é provar o valor da mulher em cargos de liderança. “Hoje, consegui montar uma equipe que inclui oito gestoras. Procuro sempre transmitir a todos dentro da organização como, juntos, podemos oferecer ao cliente a melhor experiência em hotelaria”, ressalta Mônica.

Já a consultora em gestão de pessoas, Valéria Leal, da VLealRH, que há mais de 25 anos presta serviço à diversas redes hoteleiras, acredita que as mulheres no mercado de trabalho vivem um constante desafio ao equilibrar vida profissional e pessoal, muitas vezes sem apoio. “Com a pandemia do coronavírus, estes dois mundos se misturaram, e foi necessário usar uma força maior para conseguir dar conta de todas as tarefas. Descobrimos novas habilidades e aprendemos que podemos dar conta de tudo, com o apoio da família”, afirma Valéria.

Sandra Piscitelli

Nascida em 13 de novembro no bairro da Tijuca, cidade do Rio de Janeiro. A carioca estudou no Colégio Metropolitano na zona norte do Rio, formada em licenciatura em matemática pela UFRJ, Tecnólogo em informática e atualmente é mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora, se dedica à vida acadêmica. Estudando marketing de rede e publicidade pela UFF (Universidade Federal Fluminense). Diretora executiva da empresa Piscitelli Entretenimentos e diretora do site de publicidade piscitellientretenimentos.com. Amante da poesia!

Você vai curtir