ASSISTA AQUI O VIDEOCLIPE DE “TIRANIA”:
OUÇA AQUI “TIRANIA”:
A cantora mineira PATRÍCIA AHMARAL está lançando em seu canal Youtub, o videoclipe do single “Tirania”, música de autoria da artista e disponibilizada no último dia 30 de setembro, nas plataformas digitais de áudio. Idealizado, dirigido e editado pelo realizador audiovisual Lucas Nolasco, o projeto do vídeo foi executado remotamente e potencializa a mensagem da canção, que passeia pelo eletrônico, alinha mpb, pop e samba, em letra que propõe misturar “a invenção de Tom Zé com a beleza de mil Macalés”, como antídoto para qualquer forma de tirania.
Patrícia captou sua própria imagem com uma câmera digital apoiada na estante de casa. Como inspiração para luz e enquadramento, Lucas Nolasco buscou referência nas pinturas do artista plástico norte-americano Edward Hopper. (https://images.app.goo.gl/Z9LCh4UC2sz6gty3A ) “Este artista traz personagens banhadas pela luz intensa do sol, através de janelas, muitas vezes, na intimidade de suas casas. Achei que seria um ponto de partida interessante para construirmos um clima que traduzisse a letra e a atmosfera que percebi da canção, como um forte grito de indignação e um chamamento muito contundente de Patrícia. Queria mostra-la erguendo a voz da janela de sua casa para o mundo”, explica o diretor. Quanto ao formato, o diretor se inspirou no formato clássico dos clipes da MTV dos anos 1990.
Já na edição, o artista audiovisual tratou as imagens trazendo cores que sugerem que elas passaram por um processo de revelação semelhante ao de filmes, ao mesmo tempo em que trazem um granulado remetendo à sensação de uma pintura e também um filme 16mm. “As imagens que a Patrícia capturou em sua performance são hipnotizantes, tanto quanto a música. Queria trazer um tratamento marcante, sugerindo quadros que se sucedem e evocando uma pintura moderna e clássica ao mesmo tempo, mantendo o vídeo à altura da forte energia da canção”, complementa.
O SINGLE:
Produzido por Fernando Nunes, Tirania é o primeiro single do álbum autoral de Patricia, com o título provisório de “O sonho que o doido fala”, previsto para o próximo ano. Além de Nunes (baixo, violões, programações) participam da faixa Tatá Sympa (acordeom) e Maia (pandeiro). Um detalhe curioso abrindo e fechando a gravação é o sample com a antológica do locutor esportivo Vilibaldo Alves, de gol do artilheiro Reinaldo para o Atlético Mineiro, na polêmica final do Brasileirão de 1980.
Além do álbum autoral, a cantora prepara ainda um álbum duplo inteiramente dedicado à obra de Torquato Neto, também previsto para 2022, quando se completam 50 anos da morte do poeta.
CARREIRA:
Para mais conteúdos e release completo de Patrícia Ahmaral, consulte a página da artista na web: https://patriciaahmaral.com.br/
Patrícia Ahmaral iniciou carreira nos movimentos musicais dos anos 1990, em Belo Horizonte. Tem três álbuns solos lançados: “Ah!” (1999) foi produzido por ZECA BALEIRO.
Depois, lançou “Vitrola Alquimista (2004)”, produzido por RENATO VILLAÇA e “Superpoder”(2011), produzido por FERNANDO NUNES
Em seu trabalho de maior visibilidade, gravou “Xica Rainha”, o tema de abertura da novela Xica Da Silva, além do tema do personagem principal, a canção “Qüenda”, na trilha sonora composta por Marcus Vianna para a trama, exibida na antiga Rede Manchete.
FICHA TÉCNICA VIDEOCLIPE TIRANIA:
DIREÇÃO E EDIÇÃO: LUCAS NOLASCO
IMAGENS: PATRÍCIA AHMARAL
FICHA TÉCNICA SINGLE:
LETRA E MÚSICA: PATRÍCIA AHMARAL
PRODUÇÃO MUSICAL: FERNANDO NUNES
INSTRUMENTISTAS:
FERNANDO NUNES: BAIXO, VIOLÕE E PROGRAMAÇÕES
MAIA: PANDEIROS
TATÁ SYMPA: ACORDEON
SAMPLE: narração de VILIBALDO ALVES
MIXAGEM: ANDRÉ CABELO
ARTE GRÁFICA CAPA: MARLON DE PAULA