Museu de Arte Moderna (MAM-Rio) recebe concerto gratuito, dia 14 de janeiro

Apresentação faz parte da programação do FIMA – Festival Interativo de Música e Arquitetura

Um Quarteto de Cordas formado por renomados músicos brasileiros se apresentará nos pilotis do Museu de Arte Moderna (MAM-Rio) no próximo dia 14 de janeiro, integrando a programação do FIMA – Festival Interativo de Música e Arquitetura. Em sua primeira edição, o evento convida o público a viver uma experiência imersiva que une música e arquitetura em construções emblemáticas da cidade do Rio de Janeiro. O concerto do MAM antecipa as comemorações pelo centenário da Semana de Arte Moderna de 22, trazendo no repertório obras que dialogam com o movimento modernista. O FIMA é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Os violinistas Daniel Guedes Ramon Feitosa, o violista Samuel Passos e a violoncelista Lisiane de los Santos formam o Quarteto FIMA, que interpretará o repertório especialmente escolhido para celebrar o MAM e o modernismo na música. “O público terá a oportunidade de ver e ouvir toda a originalidade e a força deste movimento. Partiremos da década 30 até chegarmos à fase desenvolvimentista que se inicia na segunda metade do século XX”, adianta o diretor artístico do evento, Pablo Castellar.

O programa tem início com o Quarteto de Cordas nº 5, de Heitor Villa-Lobos, considerado o maior representante do modernismo nacionalista brasileiro no campo musical. A obra de 1931 marca a virada do compositor a um nacionalismo direto, evidente e espontâneo. Utilizando bastante material folclórico, o compositor denomina esta peça como o primeiro dos quartetos populares, o que revela sua intenção de fazer uma série popular para o gênero, mas que depois foi abandonada.

A apresentação segue com um diálogo entre arquitetura, música e natureza, convidando o público a apreciar o singular jardim tropical de Roberto Burle Marx, através da estrutura de concreto do MAM. E como trilha sonora, mais uma obra de Villa: Melodia Sentimental. Extraída da suíte Floresta do Amazonas, composta originalmente para o filme “Green Mansions”, a canção ganha uma versão reduzida pelo instrumentista Mario Ulloa.

Contrastando com o nacionalismo e a natureza presentes nas peças anteriores, o público ouvirá outro importante representante da música moderna: Hans-Joachim Koellreutter, musicólogo, compositor e professor brasileiro de origem alemã, que trouxe consigo na bagagem a experiência de sua formação europeia. Dele, será executado um trecho da Música 1947, obra na qual o silêncio exerce o papel de promover a expectativa e a espera de resoluções que são antes surpreendidas por ataques sonoros em acordes desligados de qualquer temática ou contrapontos. Vazios que fazem parte do todo e que também podem ser percebidos no diálogo do concreto armado com os espaços abertos e vazados da arquitetura do MAM. Um vazio para ser ocupado pelas artes ligadas às técnicas dos novos tempos.

Aluno de Koellreutter, o compositor César Guerra-Peixe é o próximo a aparecer no programa, com o primeiro movimento “Cateretê” de seu Quarteto de Cordas nº2. A peça foi escrita em 1958 (ano de finalização do pavilhão de exposições do MAM), com um caráter bastante nacionalista e teve grande importância no processo de nacionalização do artista. Como ele mesmo afirmou, esta seria a “pedra fundamental” de todo o seu direcionamento estético futuro. Um futuro alinhado com a visão de liberdade artística do Museu de Arte Moderna, onde o erudito e o popular se misturam e a arte está em constante transformação.

Fechando o concerto, duas obras de Tom Jobim, um arquiteto que largou sua primeira profissão para se dedicar ao piano e à composição, se tornando um ícone da música popular brasileira e representante do período desenvolvimentista do Brasil. Derradeira Primavera e Samba do Avião também ganharam arranjos de Mario Ulloa para a formação de quarteto de cordas.

A apresentação musical será intercalada pelos comentários do professor de História da Arte e da Arquitetura da PUC-RIO, João Masao Kamita. Masao é um grande conhecedor da obra de Affonso Eduardo Reidy, arquiteto modernista da geração de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, que concebeu o MAM e foi um dos pioneiros na introdução da arquitetura modernista no Brasil.

Websérie e concertos on-line estão na programação do FIMA DIGITAL:

Em dezembro de 2021, em sua primeira etapa, o Festival Interativo de Música e Arquitetura levou espetáculos a cinco construções icônicas do Rio de Janeiro. Real Gabinete Português de Leitura, Sítio Burle Marx, Parque Lage, Outeiro da Glória e Antiga Sé receberam apresentações de importantes músicos do cenário nacional, acompanhadas de intervenções de renomados historiadores da arte e arquitetos. Os concertos foram gravados em formato tradicional em alta definição, mesclando imagens exclusivas que ilustram os comentários dos palestrantes, e em 360º, ofertando uma experiência interativa e imersiva do público nos espaços onde foram realizadas as apresentações. Esse conteúdo ganhará estreias on-line nos dias 27 de janeiro, 10 e 24 de fevereiro, e 10 e 24 de março.

Além dos concertos, o FIMA também disponibilizará ao público a websérie “Obras em nota”, com conteúdo que aborda curiosidades e informações sobre os programas musicais e os espaços visitados pelo festival. O primeiro episódio desta série será exibido no dia 20 de janeiro e outros quatro episódios serão disponibilizados quinzenalmente, às quintas-feiras (3 e 17 de fevereiro e 3 e 17 de março).

As realizações do FIMA DIGITAL contemplam, também, o lançamento do podcast “Diálogos FIMA”, com músicos e palestrantes. O primeiro episódio será lançado nas plataformas digitais de streaming no dia 17 de janeiro e os outros quatro nos dias 31 de janeiro, 14 e 28 de fevereiro e 14 de março.

Completam as ações paralelas do Festival Interativo de Música e Arquitetura, duas atividades educacionais: Aulas magnas de música gratuitas, presenciais ou remotas, com artistas convidados para o evento e o “FIMA na Escola’’. Esta última, uma ação educacional para alunos da rede pública, com o objetivo de sensibilizar crianças, estimulando novos caminhos de valorização de suas identidades culturais. Tudo isso para que melhor compreendam a importância do patrimônio histórico de sua comunidade.

Saiba mais em: fima.art.br

 Siga o FIMA nas redes sociais:

Instagram: @festival.fima

Facebook.com/festival.fima

QUARTETO FIMA:

Daniel Guedes – Violino

Reconhecido como um dos principais músicos de sua geração, o carioca Daniel Guedes vem atuando como violinista, violista, camerista, regente e professor. Desde 2017 é Regente Associado da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa.

Iniciou seus estudos musicais aos 6 anos com seu pai, e posteriormente estudou na Guildhall School of Music de Londres com Detlef Hahn e na Manhattan School of Music de Nova York. Foi aluno de Patinka Kopec e Pinchas Zukerman, com quem posteriormente estudou regência. Foi vencedor dos concursos Bergen Philharmonic Competition e Waldo Mayo Memorial Award, prêmio este que lhe valeu um concerto no Carnegie Hall de Nova York.

Desde os 10 anos vem atuando como recitalista, camerista e solista das principais orquestras brasileiras e também nos EUA, Canadá, Inglaterra, Alemanha, Suíça, Noruega, Itália e América do Sul. Daniel é membro do Quarteto da Guanabara e atua em duo com o violonista Mario Ulloa desde 2009, tendo explorado um repertório inédito para esta formação, gravando dois CDs pelo Selo Rob Digital. Gravou também o CD “Impressões Brasileiras” e “Beethoven Sonatas” com Ilan Rechtman para o selo Well-Tempered da Califórnia.

Como regente atuou frente à Orquestra Sinfônica Brasileira, Hotchkiss Philharmonic, Sinfônica de Campinas, Sinfônica Nacional da UFF, Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra Sinfônica da Paraíba, Sinfônica da USP/SP, Sinfônica da UFRJ, entre outras. É regente da Academia Jovem Concertante, projeto criado em 2012 pela pianista Simone Leitão.

Daniel é professor de violino da Escola de Música da UFRJ, e Diretor Artístico do Festival Internacional de Música de Barra Mansa.

Ramon Feitosa – Violino

Bacharel em violino pela Universidade Federal da Paraíba e mestre pelo Programa de Pós Graduação Profissional em Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROMUS), iniciou seus estudos aos sete anos no Centro Musical Suzuki. Como seus principais professores de violino, contou com a orientação de Ademar Rocha e Daniel Guedes. Participou de vários festivais de música pelo Brasil, tais como Festival Internacional de Música de Campina Grande, Semana da Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Festival de Música de Santa Catarina, Oficina de cordas do MIMO, Festival de Inverno Campos do Jordão e Festival de Música de Barra Mansa. Participou de máster classes com renomados violinistas como Pinchas Zukerman, Leon Spierer, Bela Horvath, Asi Matathias, Elisa Fukuda, entre outros.

Já atuou como solista à frente de orquestras como Sinfônica Municipal de João Pessoa, Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba, Sinfônica de Barra Mansa e USP Filarmônica. Como camerista, vem tocando ao lado de importantes músicos como Fabio Presgrave, Alexandre Razera, Horacio Schaefer, Heleno Feitosa, John MacGrosso, Daniel Khalikov, Marcio Malard, Yerko Tabilo, entre outros. Desde 2014 atua também como violista. Em 2019 atuou como diretor pedagógico e coordenador geral do Festival Internacional de Música de Barra Mansa. Atualmente é spalla da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, professor de violino e viola do Projeto Música nas Escolas e da USP – Ribeirão Preto e violinista no Quarteto da Guanabara.

Samuel Passos – Viola

Natural de São Paulo, Samuel Passos iniciou seus estudos de música aos 11 anos. Em 2004, ingressou na Escola de Música do Estado de São Paulo onde foi aluno do violista canadense Peter Pas. Foi por duas vezes vencedor do concurso de música de câmara desta mesma escola. Ao se formar, em 2009, ingressou na Academia de Música da Osesp, onde passou a receber orientação de Horácio Schaefer. Participou de inúmeros festivais e master classes, no Brasil e nos Estados Unidos, com renomados músicos como Atar Arad, Miguel da Silva, Roberto Dias, Ori Kam, Joanna Mendoza e muitos outros.

Integrante da Orquestra Sinfônica Brasileira desde 2011, Samuel Passos mantém um importante trabalho de música de câmara junto ao Quarteto Françaix e ao Quarteto Suassuna, este último sendo monitorado pelo renomado Arianna String Quartet, e realizando concertos por todo o Brasil e Estados Unidos. Atuou como solista à frente da Orquestra Jovem de Guarulhos, Orquestra do Instituto GPA, Orquestra da UFRJ e Orquestra Petrobras Sinfonica. Como docente desenvolve um sólido trabalho junto à Orquestra Sinfônica Brasileira, através do projeto Conexões Musicais, e leciona no projeto Ação Social pela Música no Brasil desde 2018.

Lisiane de los Santos – Violoncelo

A violoncelista Lisiane de los Santos vem se apresentando em várias formações de música de câmara. Concertino dos violoncelos da Orquestra Sinfônica Brasileira, toca regularmente nas principais salas do Brasil. Trabalhou com Pierre Boulez, Vladimir Altschuler, Lavard Skou Larsen, Gidon Kremer, Johannes Moser entre outros. ‘Obteve o 1. lugar no “XIV Concurso Jovens Instrumentistas” em Piracicaba/SP, o 2. lugar em 2001 no “III Concurso Internacional de Instrumentos de Corda Júlio Cardona” em Covilhã/Portugal e em 2002 e o 2º lugar no “Prêmio Jovens Músicos” promovido pela Radiodifusão Portuguesa, rendendo-lhe uma bolsa de estudos pela Fundação Calouste Gulbenkian. Em 2009 foi premiada no “Freundeskreis Wettbewerb” em Karlsruhe/Alemanha, na formação “Duo Violoncelo e Piano” e residente da Fundação Villa Musica am Mainz (Alemanha). Formou-se pela Universidade de Música de Karlsruhe, na classe do Prof. Martin Ostertag e na Academia Nacional Superior de Orquestra de Lisboa, com o Prof. Paulo Gaio Lima.  Lisiane de los Santos se apresenta em festivais no Brasil, México, EUA, Portugal, Finlândia, Áustria, Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália e Suíça.

Foi concertino da Südwestdeutsche Philharmonie Konstanz, cidade no sul da Alemanha e membro temporário da Staatstheater Darmstadt, Orquestra Sinfônica da Rádio Baden-Baden e Freiburg, Saarländisches Staatstheater e Orquestra Sinfônica da Rádio Frankfurt. Reside desde 2014 na cidade do Rio de Janeiro.

PALESTRANTE:

João Masao Kamita

Arquiteto e urbanista graduado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL – 1986), especialista em História da Arte e Arquitetura no Brasil pela (PUC-Rio – 1991), Mestre em História Social da Cultura (PUC-Rio – 1994) e Doutor em Arquitetura e Urbanismo (FAU/USP – 1999). Professor do Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura (PUC-Rio), nível de mestrado e doutorado, onde atua desde 1996 na linha de pesquisa em História da Arte. Professor do Programa de Pós-Graduaçao em Arquitetura (PUC-Rio), desde 2013.

Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura  entre 2001-2003 e  Coordena o Curso de Especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil desde 1996 até o presente. É membro do conselho editorial das revistas RISCO, NOZ e do site VITRUVIUS.

Tem publicado diversos artigos em veículos especializados da área de arte e arquitetura. Em 2000 publicou o livro Vilanova Artigas pela editora Cosac & Naify.  Participou, escrevendo capítulos, entre outros, dos livros Modern Architecture in Brazil pela editora Phaidon (2004 ) e Art in Brazil 1950-2011 pela editora Europalia International (2011). Além disso, foi um dos organizadores do livro Lucio Costa: um modo de ser moderno pela Cosac & Naify em 2004.

Participa do curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio desde sua criação, em 2002, como professor de disciplinas da área de Teoria e História e como membro da Comissão Acadêmica do curso.

PROGRAMA:

HEITOR VILLA-LOBOS – Quarteto de Cordas nº 5

Poco Andantino 

Vivo e Enérgico 

Andantino – tempo giusto e bem ritmado

Allegro

HEITOR VILLA-LOBOS – Floresta do Amazonas (arranjo Mario Ulloa)

Melodia Sentimental

HANS JOACHIM KOELLREUTTER – Música 1947

Muito Rítmico (Trecho inicial do Quarteto de Cordas) 

CÉSAR GUERRA-PEIXE – Quarteto de Cordas Nº2

Cateretê  

ANTONIO CARLOS JOBIM (arranjo Mario Ulloa) – Derradeira Primavera

ANTONIO CARLOS JOBIM (arranjo Mario Ulloa) – Samba do Avião

SERVIÇO:

I FIMA | Festival Interativo de Música e Arquitetura

 

Quarteto de Cordas FIMA: Daniel Guedes e Ramon Feitosa (violino), Samuel Passos (viola) e Lisiane de los Santos (violoncelo)

Palestrante: João Masao Kamita

Dia 14 de janeiro (sexta-feira)

Horário: 16h30

Local: MAM-Rio – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (Avenida Infante Dom Henrique, nº 85 – Parque do Flamengo | Rio de Janeiro)

Entrada Gratuita

Livre

 

 

Sandra Piscitelli

Nascida em 13 de novembro no bairro da Tijuca, cidade do Rio de Janeiro. A carioca estudou no Colégio Metropolitano na zona norte do Rio, formada em licenciatura em matemática pela UFRJ, Tecnólogo em informática e atualmente é mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora, se dedica à vida acadêmica. Estudando marketing de rede e publicidade pela UFF (Universidade Federal Fluminense). Diretora executiva da empresa Piscitelli Entretenimentos e diretora do site de publicidade piscitellientretenimentos.com. Amante da poesia!

Você vai curtir