Canta Contos, montagem inédita no Brasil, em única apresentação no Theatro Municipal

Pela primeira vez no Brasil, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro recebe a coprodução Brasil-Chile Canta Contos, em única apresentação no dia 15 de abrilsábado, às 18 horas, na Sala Mário Tavares. Com entrada franca e classificação livre, um espetáculo com música ao vivo para três histórias clássicas da literatura mundial – A Bela e A Fera, Chapeuzinho Vermelho e O Flautista de Hamelin – e elementos de poesia, ópera e teatro musical.

Canta Contos é a versão brasileira do projeto Gabriela Mistral Canta Cuentos, criado pelo ator e compositor chileno Francisco Sánchez (Tryo Teatro Banda) que musicou e orquestrou os contos de Branca de NeveChapeuzinho Vermelho e Cinderela, reescritos em verso pela poetisa chilena Gabriela Mistral (1889-1957), Nobel de Literatura em 1945.

A produção, que estreia no Brasil com recursos do edital Municipal em Cena 2021, tem Coordenação Geral da Júlio Adrião Produções Artísticas. Nela, Francisco Sánchez assume as adaptações poéticas dos contos A Bela e A Fera, com atuação de Suzana Nascimento (vencedora do prêmio APTR 2022 de Melhor Atriz) e O Flautista de Hamelin, interpretado por Fernanda Botelho (idealizadora da coprodução Brasil-Chile). Sánchez, como no Chile, atua no conto Chapeuzinho Vermelho, agora cantando em português. O chileno também segue na direção do espetáculo, composição e orquestração de toda a obra.

O elenco é acompanhado por onze instrumentistas da Camerata da Esquina, com integrantes oriundos da Escola de Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e músicos convidados. O espetáculo tem Direção Musical e Regência de Edvan Moraes. As versões em português são de Vitor Louzada. A preparação vocal dos atores é de Chiara Santoro e da Anna Priscilla Lacerda. O chileno Pedro Gramegna assina o figurino de Chapeuzinho Vermelho e Rebecca Cardoso, dos novos contos criados para a versão brasileira. A iluminação é de Guiga Ensá e o Sound Design é de Leandro Lobo.

Canta Contos é um espetáculo cênico-cantante-sinfônico-literário, um concerto de “cantação” de histórias. Com diferentes formas de expressão artística, desperta o interesse de diversos públicos. Um programa para toda a família, com maior indicação para crianças a partir de 6 anos. A apresentação contará com um intérprete de Libras.

 Sobre a obra realizada no Chile: O espetáculo Gabriela Mistral Canta Cuentos foi criado pelo ator e compositor chileno Francisco Sánchez, do Tryo Teatro Banda, que musicou e orquestrou os contos Branca de NeveChapeuzinho Vermelho Cinderela a partir de versões reescritas em verso pela poetisa Gabriela Mistral (Nobel de Literatura). Cada história foi interpretada por um ator/cantor, acompanhado por músicos da Orquestra Sinfônica Nacional Juvenil do Chile, em um concerto registrado em vídeo e transmitido na inauguração de uma rede de fibra ótica que liga 100 centros culturais no país. Gabriela Mistral Canta Cuentos segue se apresentando em parceria com orquestras de vários outros países.

 Sobre o Tryo Teatro Banda: Companhia teatral chilena com 20 anos de experiência na pesquisa, criação e produção de mais de 25 espetáculos teatrais musicais (Pedro de Valdivia: A Escritura Inacabada, La Araucana, La Tirana, A Expulsão dos Jesuítas, Cativeiro Feliz, Jemmy Button, etc.). Premiado pela crítica e pela academia, o Tryo Teatro Banda resgata a arte dos antigos menestréis, contando episódios da história mestiça do Chile e da América Latina. Já percorreu o Chile e países como Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Cuba, Equador, Estados Unidos, Espanha, Inglaterra, México, Peru e Uruguai, levando a arte cênica a todos os públicos, dos principais teatros aos mais remotos cantos.

Sinopse CANTA CONTOS:

Espetáculo inédito no Brasil com atores cantando contos clássicos da literatura mundial – A Bela e a FeraChapeuzinho Vermelho e O Flautista de Hamelin – acompanhados de uma Camerata, mesclando elementos de poesia, ópera e teatro musical.

 Serviço:

Canta Contos

Com Fernanda Botelho, Francisco Sanchez, Suzana Nascimento e Camerata da Esquina, sob a regência de Edvan Moraes

Data: 15 de abril de 2023 | sábado

Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro – Sala Mário Tavares

Horário: 18h

Duração: 50 minutos

Classificação: livre

Capacidade: 161 lugares

Com intérprete de Libras

Ingressos gratuitos: distribuição na bilheteria do Theatro, a partir das 17 horas (1h antes do início da sessão). Sujeitos à lotação do espaço.

 Ficha técnica:

Coordenação Geral – Julio Adrião Produções Artísticas

Coordenação de Produção – Fernanda Botelho

Produção Executiva (Chile) – Carolina González

Produção Executiva (Brasil) – Fernando Alax

Direção, adaptações poéticas, composição e orquestração – Francisco Sánchez

Atuação – Fernanda Botelho, Francisco Sanchez e Suzana Nascimento

Versões em português – Vitor Louzada

Direção Musical e Regência – Edvan Moraes

Camerata de Esquina e músicos convidados:

– Dalibor Svab – violino

– Helena Camargo – violino

– Isabelle Ferreira – violino

– João Victor – clarineta/flauta transversa

– Jocelynne Cardenas – viola

– Juliana Bravim – oboé

– Luiza Chaim – violino

– Marcos Vieira – viola

– Matheus Tabosa – contrabaixo

– Nayara Tamarozi – violoncelo

– Raphael Dias – percussão

Preparação Vocal – Chiara Santoro e Anna Priscilla Lacerda

Figurinos – Pedro Gramegna e Rebecca Cardoso

Iluminação e operação de luz – Guiga Ensá

Sound Design e operação de som – Leandro Lobo

Sonorização – Quintal da Ideia

Coordenação de montagem de palco – Rubem Calazans

Tradução em LIBRAS – Juliete Viana

Fotografia – Daniel Barboza

Captação e edição de vídeos – Vida Longa Audiovisual

Identidade Visual / Design Gráfico – Fernando Alax

Sandra Piscitelli

Nascida em 13 de novembro no bairro da Tijuca, cidade do Rio de Janeiro. A carioca estudou no Colégio Metropolitano na zona norte do Rio, formada em licenciatura em matemática pela UFRJ, Tecnólogo em informática e atualmente é mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora, se dedica à vida acadêmica. Estudando marketing de rede e publicidade pela UFF (Universidade Federal Fluminense). Diretora executiva da empresa Piscitelli Entretenimentos e diretora do site de publicidade piscitellientretenimentos.com. Amante da poesia!

Você vai curtir