“BELCHIOR – ANO PASSADO EU MORRI, MAS ESSE ANO EU NÃO MORRO: O Musical”, fará sua primeira apresentação no Teatro Rival Refit

Depois de grande sucesso em São Paulo nesse início de ano, o musical BELCHIOR: ANO PASSADO EU MORRI, MAS ESSE ANO EU NÃO MORRO está de volta ao RJ para mais uma apresentação no Teatro Rival Refit, no dia 31 de janeiro/2020, as 19:30h.

Devido ao grande sucesso em sua primeira apresentação no Teatro Rival, no dia do aniversário do homenageado em outubro/2019, estaremos de volta.

“È sempre um prazer apresentar o nosso musical na nossa cidade, onde Belchior fez tanto sucesso no passado, mais ainda em um palco tão tradicional como o Rival. O Rival é bastante aconchegante, o público fica muito próximo dos artistas e isso trás para o espetáculo uma grande energia” comenta o diretor Pedro Cadore.

O musical BELCHIOR: ANO PASSADO EU MORRI, MAS ESSE ANO EU NÃO MORRO conta um pouco da vida, da obra e dos pensamentos do cantor e compositor cearense, através de uma dramaturgia formada por trechos de entrevistas com o próprio cantor.

O espetáculo que estreou em abril de 2019 já foi aplaudido por quase 30.000 pessoas em temporadas de sucesso no RJ (Teatro João Caetano e Teatro Rival), Niterói (Theatro Municipal), Fortaleza (Theatro José de Alencar e Theatro Via Sul) e em São Paulo (no Teatro Liberdade).

Durante o espetáculo o ator e cantor Pablo Paleologo dá vida ao cantor cearense, enquanto o ator Bruno Suzano interpreta o Cidadão Comum, personagem recorrente nas canções de Belchior e de alguma forma seu alter ego.

Acompanhando os dois atores, o musical conta também com a participação de uma banda ao vivo com cinco músicos – Fábio Roco (baixo), Emília B. Rodrigues (bateria) , Cacá Guifer (sax/flauta), Thomas John Niskier (teclado), Rico Farias (violão/guitarra) – que realizam as músicas ao vivo.

No repertório, 16 sucessos como ‘Alucinação’, ‘Apenas Um Rapaz Latino Americano’, ‘A Palo Seco’, ‘Na Hora do Almoço’, ‘Todo Sujo de Batom’, ‘Coração Selvagem’, ‘Medo de Avião’, ‘Mucuripe’ (de Belchior e Raimundo Fagner), ‘Conheço o Meu Lugar’, ‘Como Nossos Pais’, ‘Populus’, ‘Paralelas’, ‘Velha Roupa Colorida’, ‘Sujeito de Sorte’ e ‘Galos, Noites e Quintais’.

“BELCHIOR: Ano Passado Eu Morri, Mas Esse Ano Eu Não Morro” marca o resgate de Antonio Carlos Belchior, trazendo a tona seu discurso ainda atual em relação a política brasileira.

O cantor acreditava na força do amor e na potência transformadora da arte na vida das pessoas. Diante de um cenário repleto de medo e inseguranças sobre o futuro do país, a voz desse belíssimo poeta se faz necessária para pensarmos um mundo igualitário.

O musical conta com a direção de Pedro Cadore, que também assina a organização de textos ao lado de Cláudia Pinto.

Mais do que sua biografia, a peça pretende mostrar ao espectador a filosofia de um dos ícones mais misteriosos da Música Popular Brasileira.

Biografia

O cantor e compositor Belchior nasceu dia 26 de outubro de 1946, em Sobral, norte do Ceará, e já no início da década de 70 veio para o eixo Rio-São Paulo tentar emplacar suas canções em festivais de música. O sucesso inicial aconteceu quando a cantora Elis Regina interpretou duas de suas músicas em seu espetáculo Falso Brilhante: “Velha Roupa Colorida” e “Como Nossos Pais”.

Belchior faleceu há dois anos, mas seus últimos dez anos de vida já foram de quase silêncio total para a mídia, com raras notícias, entrevistas ou shows.

“Nos emocionamos em ver uma produção sobre a obra do nosso pai tão alinhada com a  proposta artística dele. O foco nas palavras de Belchior, tanto de músicas quanto de entrevistas, enaltece o compromisso do espetáculo com a filosofia do artista. Desejamos vida longa ao musical “Ano Passado Eu Morri, Mas Este Ano Eu Não Morro” e que ele alcance o Brasil inteiro. Parabéns a todos pelo lindo trabalho e empenho, que tenha sido a primeira temporada de muitas por vir!”, celebram Camila e Mikael Henman Belchior, filhos do homenageado.

Em Fortaleza, os irmãos Francisco Gilberto Belchior, Angela Belchior e Emilia Belchior rodeados de sobrinhos e a filha Vannick Belchior aplaudiram e se emocionaram com o espetáculo, sendo unanimes em afirmarem que o musical é uma linda e honesta homenagem ao seu irmão e pai Belchior.

“O espetáculo me emocionou muito, pois além de uma encenação e interpretação impecáveis das músicas e letras do meu pai, a equipe ainda conseguiu externalizar de forma artística e sensível toda a força que ele quis passar ao compor e cantar suas canções!  Além disso, gostei muito pois conseguiram colocar canções que geralmente não são muito exploradas na maioria dos trabalhos, muito embora sejam carregadas de expressão que os fãs contemplam e gostam de ouvir!  Só posso parabenizar a toda a equipe pelo trabalho maravilhoso, cheio de capricho e responsabilidade em passar exatamente tudo aquilo que meu pai defendia e expressava naturalmente!  Assistam! Vale muito a pena!”… esse foi o comentário da filha mais nova, Vannick Belchior sobre o espetáculo que assistiu por 2 vezes, em Fortaleza.

“BELCHIOR: Ano Passado Eu Morri, Mas Esse Ano Eu Não Morro” é uma produção de João Luiz Azevedo, que promete trazer uma sessão de nostalgia aos fãs e aos que não conhecem sua poesia inigualável.

Certamente um musical diferente, simples e necessário.

BELCHIOR: ANO PASSADO EU MORRI, MAS ESSE ANO EU NÃO MORRO – O MUSICAL

Roteiro: CLÁUDIA PINTO e PEDRO CADORE

Direção: PEDRO CADORE

 Atores: BRUNO SUZANO e PABLO PALEOLOGO

Músicos: Fabio Roco (baixo), EMILIA B. RODRIGUES (bateria), Rico Farias (violão/guitarra), Thomas John Niskier (teclados) e Cacá Guifer (sopros).

Direção Musical: PEDRO NÊGO

Direção de Arte e Cenografia: JOSÉ DIAS

Iluminação: RODRIGO BELAY

Visagismo: BETO CARRAMANHOS

Produção Geral, Assessoria de Imprensa e Marketing: JOÃO LUIZ AZEVEDO

Classificação indicativa: recomendado para maiores de 18 anos

Tempo de Duração: 70 minutos

Data: Única Apresentação no dia 31 de janeiro de 2020 (sexta feira 19:30h)

Abertura da casa: 1h antes do espetáculo

Gênero: Musical

Local: Teatro Rival Refit

Endereço: Rua Álvaro Alvim 33 – Cinelândia

Duração do show: 70 minutos

Classificação Indicativa: 12 anos

Informações/Reservas: www.eventim.com.br

Ingressos online: www.eventim.com.br

Ingressos: R$70 (inteira) e R$35,00 (meia).

 

Sandra Piscitelli

Nascida em 13 de novembro no bairro da Tijuca, cidade do Rio de Janeiro. A carioca estudou no Colégio Metropolitano na zona norte do Rio, formada em licenciatura em matemática pela UFRJ, Tecnólogo em informática e atualmente é mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora, se dedica à vida acadêmica. Estudando marketing de rede e publicidade pela UFF (Universidade Federal Fluminense). Diretora executiva da empresa Piscitelli Entretenimentos e diretora do site de publicidade piscitellientretenimentos.com. Amante da poesia!

Você vai curtir