OSB dá continuidade à temporada virtual com mais um concerto da Série Clássica Brasileira, dia 22 de outubro

Programa tem obra inédita do brasileiro Antônio Ribeiro, além de peças de Jeremiah Clarke, Joseph Haydn, Heitor Villa-Lobos e Chiquinha Gonzaga

No próximo dia 22 de outubro (quinta-feira), a Orquestra Sinfônica Brasileira levará aos “palcos virtuais” mais um concerto on-line da Série Clássica Brasileira. A apresentação será às 19h, com transmissão pelo Facebook e pelo Youtube da orquestra, e contará com obras de compositores brasileiros como Villa-Lobos, Chiquinha Gonzaga e Antônio Ribeiro, além de autores estrangeiros.

Abrindo o programa, “Trumpet voluntary”, do inglês Jeremiah Clarke, interpretado por um quinteto de metais. Composta originalmente para cravo, como parte de uma semi-ópera, sua versão final é tocada em grandes eventos, como casamentos da família real britânica.

Na sequência, “Trio Londrino nº 3”, de Joseph Haydn, para duas flautas e fagote. A obra faz parte de um conjunto de peças composto em 1794, originalmente para flautas e violoncelos. Foram um presente oferecido ao Barão de Aston, em agradecimento pela sua hospitalidade na ocasião da segunda visita de Haydn à Inglaterra. São considerados divertimentos, com expressões variadas e de muito bom gosto.

Heitor Villa-Lobos chega ao programa como seu “Quarteto para cordas nº 11”. Entre 1915 e 1957, Villa-Lobos compôs 17 quartetos de cordas, uma das maiores séries de quartetos do século 20, fato que demonstra a importância dada pelo compositor a esse grupo de música de câmara, formado por dois violinos, uma viola e um violoncelo. No concerto, serão apresentados os movimentos I (Cantilena) e IV (Cançoneta).

De Chiquinha Gonzaga, o público ouvirá “Atraente”, uma polca composta para piano, considerada por muitos como uma das raízes do choro. A necessidade de adaptar o som do piano ao gosto popular rendeu a Chiquinha Gonzaga o reconhecimento como primeira compositora popular do Brasil.

Fechando o programa do terceiro concerto on-line da Série Clássica Brasileira, uma obra inédita de Antônio Ribeiro. Ele compôs “Cantilena para ensemble de violoncelos” a convite da OSB, com um conjunto de câmara adequado para as transmissões pelas redes sociais, em função da pandemia. “Optei por um naipe de violoncelos por razões tímbricas. O nome Cantilena veio por ser um canto um pouco nostálgico e um pouco triste em certos momentos, refletindo a situação que estamos vivendo.” – explica o compositor.

A ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA:

Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é reconhecida como um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 80 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia.

Responsável por revelar talentos como Nelson Freire, Arnaldo Cohen e Antônio Menezes e pioneira na criação de projetos de democratização da música de concerto, como o Aquarius e os Concertos da Juventude, a OSB chega aos 80 anos com fôlego para levar ao público uma temporada especial e comemorativa, com destaque para a música brasileira e os artistas nacionais, tendo sua própria história como fio condutor da programação.

Para viabilizar suas atividades, a Fundação conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem a NTS – Nova Transportadora do Sudeste – como mantenedora, a Vale como patrocinadora master, a Brookfield como patrocinadora, e o Itaú como patrocinador da Série Clássica Brasileira, além de um conjunto de apoiadores culturais e institucionais.

Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura.

PROGRAMA:

JEREMIAH CLARKE – Trumpet Voluntary (quinteto de metais)

JOSEPH HAYDN – Trio Londrino nº 3 (para duas flautas)

HEITOR VILLA-LOBOS – Quarteto para Cordas nº 11

  1. Cantilena
  2. Cançoneta

CHIQUINHA GONZAGA – Atraente: choro para percussão

ANTÔNIO RIBEIRO – Cantilena para ensemble de violoncelos (6 violoncelos)

SERVIÇO:

OSB – Série Clássica Brasileira III (Concerto on-line)

Dia 22 de outubro de 2020, às 19h

Facebook – /orquestrasinfonicabrasileira

Youtube – /sinfonicabrasileira

Acesso gratuito

Sandra Piscitelli

Nascida em 13 de novembro no bairro da Tijuca, cidade do Rio de Janeiro. A carioca estudou no Colégio Metropolitano na zona norte do Rio, formada em licenciatura em matemática pela UFRJ, Tecnólogo em informática e atualmente é mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora, se dedica à vida acadêmica. Estudando marketing de rede e publicidade pela UFF (Universidade Federal Fluminense). Diretora executiva da empresa Piscitelli Entretenimentos e diretora do site de publicidade piscitellientretenimentos.com. Amante da poesia!

Você vai curtir